O Google Assistente é uma forma muito rápida e prática de realizar pesquisas ou tarefas específicas, como criar um alarme ou uma checklist. Por meio de uma chamada de voz, você pode acionar esse assistente e logo emitir algum tipo de comando para que ele realize a atividade planejada. A inteligência artificial já é capaz de atender até mesmo a pedidos mais complexos.
Contudo, nem todos sabem ativar esse recurso e interagir com ele por meio da chamada “Ok Google”, a forma tradicional de convocar a funcionalidade. Por isso criamos este guia rápido para você aprender a ativar o Google Assistente em qualquer dispositivo Android.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como funciona o Google Assistente
Entenda como funciona o Google Assistente. (Fonte: Google)Fonte: Google
Antes de aprender a ativar o Google Assistente, é importante entender como funciona esse recurso. De maneira descomplicada, podemos dizer que o “Ok Google” ativa um sistema de inteligência artificial baseado em nuvem que utiliza comandos e solicitações para sintetizar uma provável interpretação das instruções emitidas pelo usuário.
Como resultado desse pedido, o software é capaz de entregar a melhor resposta com base no contexto estabelecido para cada perfil. Esse processo, que na verdade é extremamente intrincado e leva em conta uma série de fatores, acontece apenas em alguns segundos, e você logo recebe uma resposta para sua solicitação.
É possível, por exemplo, perguntar para o Google Assistente até que horas fica aberto o mercado mais próximo. Para chegar a uma resposta, a inteligência artificial precisa interpretar todas as palavras dessa sentença e mostrar os resultados em poucos segundos.
Google Assistente consegue responder até mesmo perguntas complexas. (Fonte: Google)Fonte: Google
Como acionar o Google Assistente
Verifique se “Ok Google” já não está habilitado e pronto para ser chamado. Para fazer isso, você tem algumas alternativas:
- pressione e segure o botão Home por alguns segundos (o botão central da parte inferior);
- na barra de pesquisas do Google (localizado na tela inicial ou na página mais à esquerda), toque no microfone;
- ative a tela do aparelho e diga “Ok Google”.
Se o Google Assistente estiver ativo em seu smartphone, qualquer uma das opções citadas vai acionar o recurso e deixá-lo pronto para receber um comando.
Se não acontecer nada? É aí que entram os passos a seguir.
Como ativar o “Ok Google”
1. Encontre e abra o aplicativo da Google, que tem o inconfundível ícone “G” da empresa.
Abra o aplicativo da Google.Fonte: Google
2. Na página de pesquisa padrão da Google, toque no canto superior direito, na imagem referente a sua conta.
Toque em sua foto.Fonte: Google
3. Toque em “Configurações”.
Toque em "Configurações".Fonte: Google
4. No menu de opções, toque em “Voz”.
Toque em "Voz".Fonte: Google
5. Toque na opção “Voice Match”.
Toque em "Voice Match".Fonte: Google
6. Ative o “Ok Google” no seu smartphone.
Ative o Google Assistente.Fonte: Google
7. Ao ativar o recurso, o aplicativo pede para você repetir o comando “Ok Google” algumas vezes. Dessa forma, a inteligência artificial vai se treinar para reconhecer sua voz sempre que você der um comando para o Google Assistente.
Diga "Ok Google" algumas vezes para o sistema reconhecer sua voz.Fonte: Google
Pronto! O “Ok Google” está ativado em seu aparelho Android e já pode ser acionado sempre que o comando for dito. Dessa forma, você pode fazer pesquisas, criar alarmes ou lembretes, enviar mensagens e até mesmo pedir para o assistente contar uma piada para você.
Comece a utilizar o "Ok Google" para interagir com seu smartphone.Fonte: Google
Esse também é um método válido para desativar o “Ok Google”.
Formas alternativas de ativar o “Ok Google”
Além do método ensinado, existem outras formas de acionar o “Ok Google” no smartphone ou tablet Android.
Via aplicativo Assistente
App Assistente é outra forma de ativar o "Ok Google".Fonte: Google
Uma maneira de ter acesso ao Google Assistente diretamente na tela inicial do aparelho é baixando o aplicativo Assistente na Play Store, o qual funciona como um atalho para chamar a inteligência artificial. Tão logo o software é acionado, está pronto para receber os comandos de voz ou texto.
Via outros aplicativos
Com a popularização do conceito de Internet das Coisas, cada vez mais dispositivos estão se conectando com a rede para receber comandos. Isso significa que alguns aparelhos domésticos, como máquina de lavar e ar-condicionado, também podem ser acionados por voz. Porém, isso depende da compatibilidade da fabricante com o Google Assistente.
Grandes marcas já estão incluindo automaticamente o suporte ao “Ok Google” em seus aplicativos, permitindo que se utilize comandos de voz para acioná-los.
Outros apps também podem usar o Google Assistente como mecanismo de interação, como Google Maps, Google Tradutor, este jogo do Chaves, Chrome e muitos outros da família Google.
Fontes
Categorias