A Google oferece aos usuários uma infinidade de possibilidades quando se fala em soluções de armazenamento. Fotos, por exemplo, podem ser adicionadas integralmente no Google Fotos, que funciona como uma nuvem especializada em imagens, sincronizada com todos os dispositivos em uma única conta Google. Mas você sabia que é possível proteger essas imagens com senha?
Essa novidade surpreendente e com toda a certeza vai deixar os usuários ainda mais seguros em organizar fotos no software, sobretudo por conta da privacidade que ele oferece. Se você utiliza o Google Fotos em seu smartphone, saiba que com um simples toque o aplicativo entende que seu aparelho está recheado de fotos e as salva, automaticamente, na nuvem.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fonte: Google/ Reprodução
Saiba como utilizar as principais ferramentas do Google Fotos
Tanto no sistema operacional Android quanto no sistema operacional iOS é possível recuperar fotos antigas com um recurso chamado "Recordações". O aplicativo permite que os usuários encontrem imagens de determinado dia, tendo em vista que com sua tecnologia avançada a nuvem de armazenamento consegue organizar as fotos salvas com base na data de postagem.
O "Recordações" funciona também como uma espécie de Stories, no qual os usuários podem conferir suas imagens de um jeito curioso.
Embora essa novidade seja bastante interessante, o aplicativo do Google Fotos ainda não permite proteger imagens com senha, mas existem alguns truques que podem ser muito eficazes com relação à privacidade.
Fonte: Rafael Leão/Unsplash
Por exemplo, o app permite que pastas sejam arquivadas na nuvem sem que estejam disponíveis para uma visualização rápida. Basta selecionar todas as imagens que deseja proteger, tocar nos três pontinhos que aparecerem no canto superior direito e confirmar a ação. Para vê-las posteriormente, basta acessar o menu disponível no canto esquerdo e procurar "Arquivo".
Além disso, é possível buscar apps de terceiros e outros recursos para deixar tudo ainda mais privativo, definindo até mesmo uma senha de acesso no conteúdo.
Aprenda a colocar senha no Google Fotos pelo Android e pelo iOS
Usuários de iOS 12 têm grande vantagem no armazenamento de imagens pelo Google Fotos, pois podem utilizar um recurso de segurança implementado nessa atualização. Embora a Apple não permita, necessariamente, que aplicativos de terceiros façam o bloqueio de funções em outros apps, um truque interessante é configurar o tempo de tela em consonância à inatividade do Google Fotos para bloqueá-lo com o PIN cotidiano.
Para isso, acesse o menu de ajustes do aparelho e busque "Tempo de Tela". Essa aba fica disponível logo após a visualização dos recursos do iCloud e das conexões de Wi-Fi e dados móveis. Toque em "Habilitar Tempo de Tela" e selecione a opção "Meu dispositivo", recurso que também pode ser utilizado por pais que querem supervisionar os filhos no celular.
Todos os aparelhos que estiverem conectados à conta iCloud aparecerão, oferecendo a possibilidade de configuração por um único local. Em seguida, pode-se personalizar a ferramenta, escolhendo o Google Fotos na lista de apps para definir um tempo de tela específico para que a senha seja solicitada. Ao clicar em "Adicionar Limite", você definirá todas as preferências.
Fonte: Freepik
Uma dica é colocar o menor tempo possível; assim, se alguém indesejado tentar usar seu Google Fotos, a tela será bloqueada automaticamente. Para adicionar outros aplicativos do aparelho à lista, basta clicar em "Adicionar outra opção", selecioná-los e personalizá-los com uma quantidade de tempo específica.
Vale destacar que com o iOS 14 alguns aplicativos também podem ser bloqueados após determinada quantidade de tempo por meio do raio X facial, que reconhece o rosto do dono do dispositivo de forma instantânea.
No sistema operacional Android, apesar de esse recurso não estar disponível, alguns aplicativos de segurança podem ajudar na função. Em linhas gerais, eles funcionam da mesma maneira, como Bloqueio (AppLock), CM Locker e Bloqueio de Aplicativos — Impressão Digital.
Fonte: Daniel Romero/Unsplash
Ao instalá-los, dê permissão para que possam funcionar. Em seguida, defina uma senha padrão para que sua liberação seja garantida. O aplicativo também pode solicitar uma conta de e-mail para recuperação de senha, se isso eventualmente for necessário. Dentro do app, pode-se selecionar todos os outros que estão instalados no dispositivo que deseja bloquear com senha, incluindo o Google Fotos.
Se seu smartphone tem função biométrica, além da senha escolhida, você consegue acessar o app por meio desse recurso.
Gostou das dicas? Não deixe de aplicá-las!
Fontes
Categorias