Produzir um site já deixou de ser uma coisa inovadora e única. Pessoas, empresas, eventos e organizações têm uma presença online, através de uma página na internet. Mas, em meio a tantos sites já criados e processos utilizados, é normal para um desenvolvedor web aproveitar funções que já foram utilizadas, em vez de criar um site do zero e é aqui que entram os frameworks.
Os frameworks são a base para a criação de sites, unindo ferramentas, funções, recursos e outros detalhes para encurtar o trabalho do profissional na hora de criar uma página online em determinada linguagem de código.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Dentre as opções, está o PHP, uma das linguagens mais dinâmicas utilizadas por programadores e desenvolvedores para construir sites ou sistemas integrados e inteligentes. A dúvida que fica para quem está começando a desenvolver sites e está à procura de um framework para otimizar seu tempo é: qual o melhor framework de PHP?
Laravel é o mais popular ecossistema para sites desenvolvidos em PHP.Fonte: Pixabay | Reprodução
No mercado, existem diversas opções, como: Symfony, CodeIgniter, Zend, Phalcon, CakePHP e Yii cada uma com suas vantagens e desvantagens. Mas o framework mais popular é, sem dúvidas, o Laravel.
O TecMundo preparou um pequeno guia para iniciantes explicando os detalhes, recursos e vantagens sobre o framework PHP mais utilizado para produção de sites incríveis. Uma ótima forma de dar o primeiro passo no universo do PHP e da criação de sites. Acompanhe:
O que é Laravel?
Gratuito, de código aberto, com suporte a recursos avançados e facilidade na construção do código, simples e legível: essas são as principais vantagens do Laravel, o que torna ele o framework preferido de vários desenvolvedores PHP.
Sua primeira versão foi lançada em 2011 como uma alternativa ao CodeIgniter, um dos frameworks mais populares da época. Tyler B. Otwell foi o desenvolvedor responsável e, desde então, manteve o conjunto de funções disponíveis em código aberto, recebendo atualizações constantes de melhoria pelas mãos do criador e da comunidade até hoje.
Recursos e funcionalidades principais
Com o nome de “Framework PHP para os artesãos da web”, o Laravel tem diversas funcionalidades e recursos interessantes, tanto para iniciantes como profissionais mais antigos do desenvolvimento.
O sistema organizado do Laravel é um dos grandes diferenciais para os desenvolvedores.Fonte: Laravel | Distribuição
Algumas funções muito úteis que podemos encontrar no framework PHP mais utilizado são:
- a utilização de um sistema modular para gerenciamento de dependências;
- diferentes formas de conexão;
- acesso a banco de dados relacionais;
- motor próprio de templates para criação de interfaces;
- programas e serviços criados para facilitar a publicação e manutenção de sistemas criados;
- implementação nativa do Composer;
- facilita a escalabilidade do sistema;
- workflow e completo;
- documentação útil e organizada;
- por ser mais popular, é mais fácil de encontrar soluções na internet;
- outras funcionalidades como Blade, Elixir, Homestead, Migrations e Artisan.
Outro ponto funcional é que o framework é baseado na arquitetura MVC, ou Model-View-Controller, que é um padrão de arquitetura de software para reutilização de código. O nome se dá por conta da divisão de um sistema em 3 camadas: modelo, visão e controle. Enquanto a primeira está relacionada ao banco de dados, a segunda vincula-se dos dados e das páginas e a última é responsável pela conexão e transmissão de informações entre modelo e visão.
Mas nem tudo são flores. Alguns desenvolvedores mencionam algumas desvantagens de utilizar o framework, como complexidade da estrutura de trabalho, que pode dificultar a instalação; há alguns problemas de produtividade ao rodá-lo em hospedagens comuns; e a alta quantidade de recursos que acaba refletindo em um número menor de conteúdo para aprender, mesmo que haja muita ajuda na internet acerca de soluções.
Se você quer aprender a programar, pode recorrer à construção de sites e sistemas do zero, mas usar frameworks para ganhar tempo pode ser muito útil. O Laravel é só uma das opções, dentre elas a mais utilizada, mas não significa que seja a melhor para você. O ideal é pesquisar bastante e testar todos os ecossistemas antes de decidir as funcionalidades que deseja aplicar na linguagem de programação PHP.
Agora que você conhece mais sobre framework, Laravel e PHP, é hora de colocar a “mão na massa”. Boa sorte!
Fontes
Categorias