Em 12 de abril deste ano, a NVIDIA realizou a conferência de abertura da GTC 2021 com detalhes sobre os projetos, produtos e serviços da empresa. Em vários dos momentos da transmissão, o CEO da companhia, Jensen Huang, aparece em uma cozinha para falar sobre as tecnologias da empresa.
O que ninguém sabia até agora, entretanto, é que em um desses segmentos o executivo era uma figura totalmente gerada por computador. Em um texto publicado no blog da empresa e em um documentário mostrando a concepção da ideia, a NVIDIA explicou que 14 segundos da conferência de Huang não mostram o CEO de verdade, mas um "clone" modelado a partir de tecnologias da empresa.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
No resto do tempo, é ele em carne e osso no discurso — e é exatamente essa mistura bem sucedida que faz a tecnologia ser tão impressionante.
Criando um CEO
Segundo a empresa, a técnica envolveu um escaneamento completo de corpo e rosto do CEO, o treinamento de uma Inteligência Artificial para imitar gestos ou expressões e a captura de movimentos usando um ator qualquer para criar o "molde" do executivo.
Algumas das técnicas de modelagem utilizadas pela NVIDIA.Fonte: NVIDIA
Durante os poucos segundos em que Huang é a cópia digital, todos os elementos foram renderizados pelos engenheiros e designers da NVIDIA, desde a decoração do local até a icônica jaqueta de couro do CEO.
Quando ele é "de mentira"?
Na transmissão original, a digitalização do CEO aparece apenas entre 1:02:41 e 1:02:55. No resto do vídeo, trata-se da pessoa de verdade em sua própria cozinha. Confira abaixo o momento da transição.
O feito é uma demonstração de tecnologia do chamado Omniverse, uma plataforma que une várias ferramentas de modelagem em 3D para a criação de animações de forma colaborativa. A NVIDIA detalhou melhor o conceito e a criação do CEO virtual em um longo vídeo publicado no canal da empresa.
Fontes
Categorias