Dentre os vários recursos presentes nos dispositivos Android, um dos mais úteis para diversas pessoas é o de dividir a tela, permitindo acessar dois aplicativos ao mesmo tempo, com cada um ocupando metade do visor.
Vale lembrar que esse é um recurso que ficou disponível a partir da atualização Nougat (7.0), então é preciso que o seu aparelho esteja ao menos nessa versão para conseguir usar o sistema de tela dividida.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como dividir a tela do celular Android
O primeiro processo para recorrer ao sistema de tela dividia é bem simples. Toque no ícone do "quadrado" presente na barra inferior de recursos para abrir a tela dos aplicativos recentes. Selecione aquele que deseja utilizar e arraste para a área mais acima, onde há a indicação "Mantenha uma janela pressionada e arraste aqui para utilizar a tela dividida".
(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte: TecMundo
Uma vez escolhido o aplicativo que ficará na tela de cima, basta verificar entre as suas opções qual você deseja que permaneça na parte de baixo do visor para começar a utilizar o recurso de tela dividida com dois programas rodando em simultâneo.
(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte: TecMundo
É importante destacar que deixar dois programas pesados rodando nesse modo (como um jogo e o YouTube com uma música, por exemplo) pode ocasionar a lentidão de algum deles, então é bom verificar se a sua memória disponível é suficiente antes de deixar dois programas que exigem mais do hardware dessa forma.
Dividindo a tela em aparelhos específicos
Caso seja usuário de um aparelho Motorola, você também pode fazer isso abrindo um programa normalmente e, sem seguida, mantendo pressionado o ícone com um quadrado localizado na parte de baixo para ser automaticamente direcionado para a opção de tela dividida. Já para quem tem um dispositivo da Xiaomi, basta tocar no ícone do aplicativo e selecionar a opção com duas barras paralelas que aparecer na tela para dividi-la.
Vale ressaltar que, neste ano, o Android Auto também recebeu suporte à opção de tela dividida, bem como que o Android 12 terá um novo design que traz, entre as suas novidades, melhorias para a função de tela dividida.
Fontes