A Apple disponibilizou a partir da última sexta-feira (16) novas versões públicas do beta de seus próximos sistemas operacionais para diferentes plataformas. A novidade chega pouco tempo depois da companhia liberar novas edições dos sistemas para desenvolvedores.
No caso do iOS 15 e do iPadOS 15, várias novidades foram adicionadas ou melhoradas neste novo Beta. Elas incluem mudanças um novo widget do Apple Music, mais funções para o FaceTime (como o compartilhamento de conteúdo da TV em grupo), ferramentas contra a perda de foco e o suporte para carteiras de identificação no Wallet.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Safari também recebeu mudanças virtuais na barra de navegação, além de mais detalhes durante a geolocalização usando Realidade Aumentada. Por fim, o aplicativo de emails recebeu adições de privacidade.
macOS Monterey
Na nova versão do macOS, as novidades incluem mudanças no design de abas do navegador Safari — na verdade, um retorno ao visual anterior, realizado após críticas negativas por parte da comunidade. O design unificado e mais minimalista, que excluiu até mesmo o botão de atualizar página, pode ser redesenhado até a versão final do Monterey.
Ainda no navegador, a barra de Favoritos agora aparece abaixo da barra contendo as abas abertas.
watchOS 8 e tvOS 15
Os sistemas operacionais do Apple Watch e da Apple TV também receberam a nova versão Beta com alterações menos drásticas.
No caso do relógio, a grande novidade é a inclusão de novas faces chamadas Retratos (Portraits), que exibem no fundo da tela fotografias tiradas no Modo Retrato de um dispositivo.
No tvOS 15, a principal adição está vinculada ao iOS: é a função SharePlay, que permite assistir a algum conteúdo de forma sincronizada com um grupo durante uma chamada via FaceTime.
Quando?
Embora tragam melhorias em desempenho e correção de bugs, as versões Beta ainda são consideradas instáveis e não indicadas para todos os usuários. Os interessados podem se cadastrar a partir da plataforma no site da própria Apple.
A versão finalizada das plataformas deve ser liberada a partir de setembro de 2021, ainda sem uma data especificada pela empresa.
Fontes