A plataforma de códigos-fonte e arquivos para programadores GitHub lançou um novo assistente via Inteligência Artificial. A novidade pode ajudar tanto desenvolvedores em início de carreira quanto veteranos que precisam economizar tempo.
O serviço é chamado de Copilot e atua em várias frentes, ajudando a realizar testes, encontrar bugs e até repetir códigos ao longo de um processo. Há até uma função de "autocompletar" que reconhece as possibilidades futuras e sugere alternativas ou soluções de linhas inteiras de código ao usuário.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Uma sugestão do Copilot.Fonte: Copilot
O Copilot funciona a partir do OpenAI Codex, que foi treinado usando códigos-fonte e linguagem natural de conversação entre humanos. Isso significa que ele também é capaz de responder dúvidas ou comandos escritos no documento pelo usuário.
Porém, como a própria empresa sugere, o assistente "não escreve códigos perfeitamente" e nem todas as sugestões são para melhor, especialmente nessas fases iniciais de implementação. Por isso, o papel do desenvolvedor para analisar, adicionar e testar cada sugestão é essencial.
Disponibilidade
O Copilot, por enquanto, está em fase de "prévia técnica" e pode ser utilizado como uma extensão do Visual Studio Code. Você pode compreender melhor o seu funcionamento, inclusive com exemplos práticos, na página oficial do serviço.
Segundo o GitHub, o Copilot opera com várias linguagens diferentes, mas é especialmente treinado para lidar com Python, JavaScript, TypeScript, Ruby e Go.
Fontes
Categorias