O Windows 10 recebeu uma atualização que corrige o bug que impede a abertura de PDFs em certos programas. O update emergencial KB5004760 está disponível para as versões 2004, 20H2 e 21H1, além das edições 2004 e 20H2 do Windows Server.
Conforme a Microsoft, o problema apenas atinge os usuários do Internet Explorer. No caso, há um erro ao ativar a opção “Habilitar Processos de 64 bits para o Modo Protegido Avançado” disponível nas configurações avançadas do software.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Erro também faz PDFs serem carregados como uma tela cinza no Explorer.Fonte: TechNet/Reprodução
“Uma atualização opcional está disponível no Catálogo do Microsoft Update para resolver um problema em que o Internet Explorer 11 e aplicativos relacionados ao navegador podem falhar ao abrir PDFs”, informou a empresa em um comunicado.
Em outros casos, o bug também impede a leitura dos arquivos. Por exemplo, eles podem ser carregados apenas como um fundo cinza ao usar o plug-in Adobe Acrobat.
Para solucionar o problema, os usuários devem baixar a atualização manualmente no Catálogo do Microsoft Update. Os administradores de TI também podem importá-la manualmente para o Windows Server Update Services (WSUS).
Diversas empresas ainda usam o Internet Explorer.Fonte: QZ/Reprodução
Soluções alternativas
A Microsoft também divulgou meios alternativos para os usuários que não podem instalar imediatamente a atualização. Para garantir a abertura dos PDFs, a empresa recomenda escolher entre as seguintes opções:
- Abrir o PDF diretamente no Adobe Acrobat em vez de usar o Internet Explorer 11 ou outro software afetado.
- Apenas no IE 11: desativar a opção “Habilitar Processos de 64 bits para Modo Protegido Avançado” na guia Avançado nas Opções de Internet.
Embora tenha sido substituído pelo Microsoft Edge, o Internet Explorer ainda é usado por empresas de diversos setores. Isso ocorre porque o navegador serve de base para diversos programas e sistemas desenvolvidos nos anos 1990 e início dos anos 2000.