Durante a WWDC 2021, nesta segunda-feira (7), a Apple anunciou que o FaceTime também poderá ser utilizado em dispositivos Android e computadores via navegador. O lançamento faz parte dos novos recursos que a companhia apresentou para o iOS 15.
A novidade, chamada de FaceTime Link, permite que um usuário inicie uma chamada pelo FaceTime e compartilhe o link com outras pessoas — seja no iMessage, WhatsApp ou outros apps. Em seguida, será possível abrir esse link e participar de uma chamada usando dispositivos Android, Windows e outros.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
"As chamadas via FaceTime também vão além dos dispositivos da Apple com a capacidade de criar um link do iPhone, iPad ou Mac e compartihá-lo por meio de mensagens, calendários, e-mails ou aplicativos de terceiros", diz o anúncio.
FaceTime permitirá que usuários do Android e Windows participem de chamadas.
A Apple reforça que as chamadas que acontecem via navegador "permanecem criptografadas de ponta a ponta, para que a privacidade não seja comprometida". No anúncio, também é citado que o recurso requer a codificação de vídeo em H.264, além da "versão mais recente do Chrome ou Edge". Ou seja, apesar de permitir dispositivos de terceiros nas chamadas, ainda será preciso iniciá-la de alguma plataforma da companhia.
De acordo com a Apple, as chamadas via FaceTime entre dispositivos de outras plataformas estará disponível no lançamento do iOS 15, que deve acontecer em meados de setembro. Já hoje, entretanto, desenvolvedores já podem instalar o primeiro beta do sistema operacional em seus dispositivos.