A Huawei revelou que o sistema operacional HarmonyOS, que chegará ao mercado para substituir o Android nos aparelhos da companhia, será lançado oficialmente em 2 de junho. O software será apresentado formalmente em um evento que também contará com os primeiros dispositivos rodando a solução de fábrica.
A empresa revelou as novidades em seu perfil oficial na rede social chinesa Weibo. Além da publicação voltada para o seu país natal, a Huawei postou um vídeo em seu canal global voltado para smartphones, indicando que finalmente veremos o sistema rodando em celulares de maneira oficial.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O teaser publicado pela empresa revela uma animação com o nome HarmonyOS, que deve aparecer na tela de inicialização dos celulares equipados com o sistema. Recentemente, um vídeo publicado na web por um desenvolvedor mostrou o SO da Huawei rodando em um celular da Xiaomi e o boot inicial é similar ao efeito apresentado no vídeo.
A Huawei não forneceu mais detalhes sobre o que será apresentado no evento de 2 de junho, mas promete que trará novos produtos e mais informações sobre o HarmonyOS.
Cópia ou concorrente do Android?
O HarmonyOS já está disponível para desenvolvedores e algumas prévias do sistema operacional para celulares já surgiram na web. Alguns dos testes apontam que a solução da Huawei pode ser apenas uma versão repaginada do Android de código aberto com a interface EMUI.
No entanto, a expectativa é que o lançamento oficial do HarmonyOS traga uma experiência mais customizada e voltada para integração entre dispositivos. O sistema da Huawei foi apresentado como uma solução que vai além dos smartphones e também promete aparecer de maneira abrangente em outros dispositivos da marca, incluindo televisões inteligentes e notebooks.
Fontes