A acirrada disputa pelo mercado de navegadores ganhou um novo capítulo com a descoberta de que a Microsoft está impedindo a instalação de um programa concorrente. Segundo o site Techdows, o arquivo Firefox.exe baixado do próprio site da Mozilla não pode ser executado pelo usuário, sendo bloqueado pelo Microsoft Edge porque "poderia prejudicar o seu dispositivo".
Diversos usuários no Reddit também confirmaram o problema, mas nem todas as tentativas de reproduzir o erro foram bem sucedidas, o que pode significar que o caso é na verdade um bug, um falso positivo ou algo que já foi corrigido pela própria Microsoft.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Uma captura de tela que mostra o momento em que o arquivo é bloqueado pelo sistema.Fonte: Techdows
De acordo com os relatos, é possível instalar normalmente o Firefox a partir do Edge ao desabilitar o Microsoft Defender SmartScreen, ou então fazer um caminho mais longo baixando primeiro um rival como o Google Chrome.
O SmartScreen é um recurso da plataforma de segurança que empresa que monitora downloads e sinaliza possíveis ameaças — e desabilitá-lo não é recomendado nem mesmo nesses casos.
Fontes
Categorias