Criada por Dustin Moskovitz, um dos fundadores do Facebook, Asana é uma ferramenta para gerenciamento de projetos, tarefas e equipes. Sua função é tornar o cotidiano dos usuários mais produtivo ao centralizar tudo em um único app.
Considerada uma das soluções mais completas e inteligentes para gestão, oferece inúmeros recursos que agilizam a rotina de trabalho. A seguir, conheça mais sobre a Asana e como ela pode colaborar para o dia a dia de sua empresa.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Planeje, crie metas e entregue projetos com mais agilidade usando Asana.Fonte: Asana/Divulgação
Como funciona a Asana
A Asana foi desenvolvida para acompanhar a produtividade dos funcionários do Facebook e logo o modelo eficaz de gerenciamento de equipes e projetos passou a ser adotado por pequenas, médias e grandes empresas do mundo. Independentemente do setor de atuação da companhia, o software oferece todas as ferramentas para organização e gestão de projetos; ao mesmo tempo, usa um ambiente interativo para ampla comunicação entre os membros da equipe.
Usando a Asana, gestores conseguem acompanhar de ponta a ponta o desenvolvimento de um projeto. Além de designar tarefas, podem gerar relatórios de desempenho individuais, em grupo ou de determinada atividade.
A plataforma oferece diferentes modelos de cronograma, listas e quadros.Fonte: Asana/Divulgação
Método Kanban para organização de tarefas
A Asana usa um ambiente virtual interativo inspirado no Método Kanban de organização, então apresenta um sistema bastante visual para a gestão de tarefas com vários modelos de calendários, cronogramas, listas e quadros.
A partir do menu inicial, o gestor pode criar projetos e tarefas com uma estrutura personalizável. Por exemplo, é possível incluir uma descrição, determinar o nível de prioridade, definir a data de entrega e indicar as funções dos membros da equipe.
Todos os trabalhos em desenvolvimento podem ser acessados no menu “Minhas Tarefas”, no qual tanto gestores quanto colaboradores encontram a lista completa de atividades. Para mais, é possível visualizar cada item dentro de um calendário atualizado em tempo real.
Usando o Método Kanban, a Asana permite trabalhar com quadros de tarefas.Fonte: Asana/Divulgação
Estrutura de projeto em quadros
Seguindo o conceito Kanban, a Asana permite usar quadros para a organização de cada projeto ou tarefa. Como notas adesivas, eles podem ser movidos entre as colunas que ajudam a estruturar as fases de um trabalho. Esse método oferece uma visão mais clara das atividades a serem realizadas, então cada coluna pode representar uma etapa do projeto (A Fazer, Em Andamento, Finalizado); ao ser concluído, o quadro é arrastado para a próxima fase.
Assim como as tarefas, os quadros podem ser personalizados e ter subtarefas. Dessa maneira, os colaboradores encontram todas as informações sobre o trabalho e o que precisa ser feito em cada etapa.
Asana realiza integração com mais de 200 apps e ferramentas.Fonte: Asana/Divulgação
Integração entre plataformas
Como dito, o objetivo da Asana é centralizar todas as atividades em apenas um aplicativo, por isso permite realizar integração com outros sites e ferramentas que possam ser usados durante a evolução do projeto. É possível agregar documentos do Google Workspace, conversas do Slack e até mesmo importar quadros do “concorrente” Trello — funcionalidade que é um ótimo facilitador quando uma empresa está migrando de gerenciador de projetos.
Além da integração com mais de 200 ferramentas, a Asana tem apps para dispositivos móveis (Android e iOS), o que contribui para a criação de um ambiente mais prático para os membros de uma equipe.
Com app mobile, a Asana permite acompanhar as atividades em qualquer lugar.Fonte: Asana/Divulgação
Mais vantagens da Asana
Em outras palavras, a função da Asana é simplificar o fluxo de trabalho usando uma estrutura visual clara. A ampla variedade de recursos também ajuda a aumentar a produtividade dos colaboradores com uma rotina mais simples.
Para os gestores, a plataforma contribui para ter uma visão ampla da evolução do projeto, conseguindo criar um planejamento que não sobrecarregue os membros da equipe e encontrando possíveis erros com maior facilidade.
Asana é paga?
Atualmente, a Asana tem um plano gratuito para equipes com até 15 membros. Para empresas com maior número de colaboradores, há planos Premium e Business que oferecem recursos extras.
Você já conhecia a Asana? Qual é sua opinião sobre o gerenciador de tarefas? Conte para a gente nos comentários.
Fontes
Categorias