Antigamente, desenvolver uma página para internet era uma tarefa extremamente complicada; hoje, as plataformas CMS agilizam diversos processos e facilitam a vida dos usuários que têm pouco ou nenhum conhecimento de programação.
Quer entender melhor o que são esses sistemas de gerenciamento e como eles funcionam? Então continue conosco neste breve guia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com o CMS é possível criar sites com poucos cliques e em poucas horas.Fonte: Pexels/Reprodução
O que é CMS?
Content Management System (CMS) é um sistema de gerenciamento de conteúdos, um software que fornece as ferramentas para o usuário construir um site sem precisar ter conhecimento de códigos de programação.
Com interfaces amigáveis, permite que qualquer pessoa gerencie e publique conteúdos em uma página com design personalizado. O usuário apenas precisa baixar ou comprar modelos e extensões com os códigos prontos, eliminando o trabalhoso processo de construir um site usando códigos de HTML e JavaScript. Assim, o CMS é a melhor solução para quem deseja iniciar um site, mas tem conhecimento limitado ou pouco recurso para contratar um profissional.
CMS dispensa conhecimento aprofundado de códigos de programação.Fonte: Pexels/Reprodução
Como funciona um CMS?
A estrutura base de um sistema CMS é formada por dois componentes: o aplicativo de gerenciamento de conteúdo (CMA) e o aplicativo de entrega de conteúdo (CDA). Ambos formam o back-end, o painel de controle (dashboard) da plataforma. Nesse espaço, o usuário encontra as ferramentas necessárias para administrar, criar e publicar conteúdos, com materiais que ajudam a construir o front-end, o “rosto” de um site para internet.
O CMS usa uma estrutura padronizada para que os usuários não tenham que construir cada página a partir do zero. Na área de criação de conteúdos, a pessoa deve apenas preencher os “campos” para montar uma publicação que irá para o site. Por exemplo, um sistema para gerenciamento de blogs usa um editor com atalhos simples para textos. O conteúdo organizado no CMA é enviado para que o CDA crie um código que será publicado no front-end e arquivado.
Com uma estrutura padronizada, o usuário não precisa criar cada página do zero.Fonte: Pexels/Reprodução
Quais são as vantagens do CMS?
Como dito, a maior vantagem do CMS é a possibilidade de qualquer pessoa sem conhecimento de programação poder criar e gerenciar um site, mas há muitos outros pontos positivos em usar o sistema. A estrutura automatizada para criação de conteúdos contribui com a produtividade. Por exemplo, é possível agendar publicações com apenas poucos cliques e ganhar visibilidade com as ferramentas de Search Engine Optimization (SEO).
Para mais, há uma grande comunidade de programadores que criam temas e extensões para esses sistemas. Dessa maneira, é simples encontrar uma solução que melhore a experiência no back-end e no front-end do site. Além disso, instalar atualizações é muito simples, já que grande parte das plataformas CMS tem uma seção administrativa que permite fazer as alterações em tempo real e sem a necessidade de “mergulhar” em códigos complicados.
Vários sistemas de CMS criam sites responsivos e compatíveis com mobile.Fonte: Pexels/Reprodução
Exemplos de plataformas CMS
Sem dúvidas, o WordPress é uma das plataformas mais conhecidas de CMS. Com o editor Gutenberg, ele possibilita criar um site do zero de forma fácil e rápida, além de personalizá-lo usando milhares de extensões e temas. Além disso, apresenta uma grande variedade de opções de back-end e front-end, sendo um sistema bastante democrático. Não é à toa que ele é usado por milhões de sites do mundo, incluindo grandes portais de notícias e blogs de marcas famosas.
Outro exemplo é o Drupal, um CMS altamente flexível voltado para grandes corporações e agências governamentais como a NASA. Embora exija um pouco mais de conhecimento de códigos de programação, permite criar páginas sem ser necessariamente do zero.
Os sistemas CMS também têm outras aplicações, como a construção de sites de comércio eletrônico. O Magento é um exemplo de plataforma que oferece inúmeras funcionalidades para e-commerce e extensões especiais de acordo com a proposta da loja.
Qual outra plataforma de CMS você conhece? Compartilhe com a gente nos comentários.
Fontes
Categorias