Para mais conforto e segurança, a Lamborghini Huracán EVO usará a Alexa para controlar algumas funcionalidades do veículo. A Amazon e a montadora italiana fecharam uma parceria para impulsionar a integração da assistente em carros.
Usando comando de voz, os motoristas podem pedir para a Alexa ajustar as configurações de clima e conforto, como controlar a temperatura do ar-condicionado e iluminação interna. Tal como, será possível acionar a assistente para realizar outras tarefas diretamente do veículo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com a Alexa, o motorista usará menos o painel central do veículo.Fonte: Lamborghini/Divulgação
O Lamborghini Huracán EVO possui vários controles físicos no volante e na porta ao lado do condutor. Entretanto, a maior parte das funcionalidades precisam ser ativadas no painel central do carro – fazendo o motorista desviar a atenção do percurso.
Assim, a integração com a assistente colabora para que a pessoa tenha mais liberdade ao volante. Por exemplo, basta dizer a frase “Alexa, estou com calor” e a assistente ligará o ar-condicionado do veículo, enquanto a pessoa segue atenta a estrada.
A Amazon tentou ajudar os motoristas com Echo Auto no passado, mas o gadget não oferece benefícios amplamente úteis. Dessa forma, a recente integração com o Huracán EVO mostra realmente como é ter o controle real de um carro conectado.
Vendidos a partir de R$ 2,8 milhões no Brasil, os novos modelos de luxo da Lamborghini terão a integração com a Alexa vindo de fábrica. Enquanto isso, os atuais donos do veículo receberão o suporte da assistente da Amazon gratuitamente.
Parceria Volvo e Google
A Amazon e a Lamborghini não são as únicas companhias de tecnologia e automóveis a criar parcerias para um carro conectado. Em 2020, o Polestar 2 da Volvo chegou ao mercado trazendo o Android Automotive integrado com o Google Assistente.
Semelhante ao exemplo acima, o assistente também responde a comandos de voz para realizar certas ações como ligar o ar-condicionado. Em destaque, ele pode executar diversas outras funções que não fazem parte do Android Auto.
Fontes