Como qualquer outro serviço, o WhatsApp está suscetível a falhas, como a que aconteceu na última sexta-feira (19). Isso certamente faz que uma dúvida paire no ar: é o aplicativo mesmo ou minha internet? Neste texto, ensinamos a usar algumas ferramentas para identificar se o aplicativo realmente está passando por alguma instabilidade.
Como saber se o WhatsApp caiu?
Caso esteja desconfiado de que o serviço não está funcionando, você pode recorrer a algumas ferramentas que estão disponíveis na rede ou até mesmo utilizar outro recurso a seu favor: as redes sociais.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Confira a seguir como cada um pode ajudar.
Downdetector
O Downdetector é um site no qual você tem a chance de verificar o status de funcionamento de diversos serviços, como WhatsApp e redes sociais.
(Fonte: Downdetector/Reprodução)Fonte: Downdetector
Assim que acessar a página do serviço, você verá um campo de busca no qual pode digitar qual serviço deseja consultar. No caso do mensageiro, basta colocar o nome na área indicada para ser redirecionado a uma página com um gráfico na parte esquerda. Se ele não estiver reto, significa que os usuários estão relatando algum tipo de problema.
Também existe a possibilidade de enviar uma mensagem indicando que há um erro. Para isso, basta clicar no gráfico do WhatsApp e depois no botão vermelho com a inscrição "Estou tendo problemas com o Whatsapp".
Google Trends
Outra ferramenta que você pode utilizar é o Google Trends. Disponibilizada gratuitamente pela Google, permite a verificação dos termos mais buscados em determinada região ou em todo o mundo.
(Fonte: Google Trends/Reprodução)Fonte: Google Trends
Usá-lo é muito simples: basta digitar a palavra desejada no campo. Insira um termo de pesquisa ou um assunto (nesse caso, "WhatsApp está com problemas" ou "WhatsApp caiu", por exemplo) e verifique quantas pessoas estão com a mesma dúvida que você. Como a leitura é feita em tempo real, isso dá uma ideia da funcionalidade do serviço.
Redes sociais
Por fim, você também tem a opção de verificar o que as pessoas estão falando nas redes sociais. Há a possibilidade de recorrer ao Facebook ou ao Twitter para ver o que seus amigos relataram nos últimos minutos (em caso de problemas, certamente terá diversas pessoas mencionando o assunto).
No caso do Twitter, observe na área dos tópicos mais comentados se há algo referente ao WhatsApp para, em caso positivo, eliminar qualquer dúvida referente a problemas com sua conexão.
Você conhece algum outro mecanismo para verificar se o WhatsApp caiu? Deixe sua mensagem no espaço abaixo destinado aos comentários.
Fontes