Slack é uma plataforma de comunicação comercial em que pessoas e grupos podem se comunicar e compartilhar tarefas e arquivos. Ela é adotada por diversas empresas visando aumentar não apenas a produtividade como também ampliar a comunicação entre funcionários.
O sucesso da ferramenta é tanto que, no fim de 2020, a Salesforce comprou o Slack por nada menos que US$ 27,7 bilhões, cerca de R$ 153,36 bilhões na conversão atual.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Slack é uma ferramenta de comunicação em grupo que faz sucesso no mundo inteiro.
Hoje o TecMundo explica o que é a ferramenta e como utilizá-la no dia a dia. Confira:
Como funciona o Slack?
O primeiro passo é estar em um workspace (área de trabalho). Você pode ser convidado para um projeto já criado ou criar seu grupo de trabalho.
Para isso, vá na opção "Adicionar workspaces" e em seguida na opção "Criar um novo workspace". A partir daí, você pode editar seu grupo de trabalho convidando pessoas para participar dos chats.
É preciso criar ou entrar em um workspace existente no Slack.
Em seguida, é hora de criar os canais, que são grupos de mensagens identificados pelo símbolo # seguido do nome do grupo. Por exemplo: se quiser criar um grupo apenas com integrantes de seu time de vendas, basta adicionar um canal, escolher os integrantes que fazem parte da equipe e nomear o grupo como #vendas.
Cada canal no Slack tem determinado grupo de participantes para um assunto específico.
Como conversar pelo Slack
O Slack permite conversas particulares e canais em que é possível escolher os integrantes que farão parte do bate-papo em grupo.
Para conversar com determinada pessoa, basta procurá-la na busca do workspace e enviar uma mensagem ou reativar o chat caso já tenha iniciado uma conversa em outro momento. Os registros particulares ficam agrupados em "Mensagens diretas".
As conversas particulares ficam agrupadas em "Mensagens diretas".
Nas conversas, é possível enviar qualquer tipo de arquivo e links do YouTube com a possibilidade de reprodução dos vídeos no próprio chat, assim como links de matérias, GIFs etc.
É possível enviar vídeos do YouTube e reproduzi-los no chat.
No chat, também há atalhos que permitem realizar diversas funções, algumas não relacionadas à conversa. Essas opções ficam localizadas no botão com o símbolo de raio (como na imagem abaixo).
No chat, há uma opção de atalhos que permitem realizar outras funções de forma rápida.
Entre elas, há a possibilidade de criar um lembrete para determinada data e horário, um Snippet (uma parte de um código de uma linguagem de programação) ou uma postagem, atualizar seus status e até mesmo iniciar um novo canal.
Comandos do Slack
O Slack tem uma série de comandos para facilitar a comunicação e sua vida. Com eles, é possível desde mencionar uma pessoa no chat até programar um lembrete durante uma conversa sem a necessidade de sair do bate-papo.
O Slack permite gerar comandos através do seu chat.
Conheça alguns dos comandos mais utilizados na ferramenta:
- /dm @nomedapessoa — Envia uma mensagem particular para a pessoa mencionada.
- /call — Inicia uma chamada de voz.
- /convidar @alguém [#canal] — Convida uma pessoa para um canal.
- /msg [#canal] — Envia uma mensagem para um canal.
- /remover (ou /expulsar) @alguém — Remove uma pessoa do canal.
- /status — Define ou limpa seu status.
- /pesquisar [seu texto] — Pesquisa mensagens no Slack.
Integração com outros serviços
Uma das grandes vantagens do Slack é a possibilidade de se integrar com outros serviços. A lista é extensa, mas separamos alguns dos principais apps que funcionam bem na ferramenta:
É possível integrar o Slack com uma série de aplicativos.
- Trello
- Google Drive
- Zoom
- Hangouts
- Giphy
- Calendário do Outlook
- Asana
- Google Agenda
- Wunderlist
- Google Formulários
- Dropbox
Além deles, é possível criar uma integração nova com o Slack e o IFTTT. Com isso, é possível gerar relatórios dentro da ferramenta, automatizar funções e realizar uma série de comandos de acordo com a necessidade dos usuários.
Versões do Slack
A ferramenta tem versões para todos os sistemas e plataformas com apps exclusivos para iOS e Android, além de um aplicativo para Windows, Mac e Linux. Caso você não queira instalá-lo em sua máquina, é possível utilizar a versão online direto no navegador.
Slack tem versões para iOS, Android, Windows, Mac, Linux e web.
O que você achou? Está pronto para usar o Slack em sua casa ou em sua empresa?
Categorias