Tocar músicas, fazer ligações, ler notícias, informar a previsão do tempo, traçar rotas, pesquisar receitas, enviar mensagens e agendar compromissos são apenas algumas das funções realizadas por assistentes de voz, trazendo muita praticidade para a nossa rotina.
Presentes em celulares, displays inteligentes, caixas de som, computadores e outros dispositivos, assistentes virtuais funcionam por meio de comandos de voz, bastando dizer a tarefa desejada para que elas entrem em ação e realizem o trabalho.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Atualmente, temos várias opções de assistentes pessoais, como a Cortana, que funciona no Windows 10, e a Bixby nos gadgets da Samsung. Porém, as mais populares são o Google Assistente, a Siri e a Alexa, encontrados na maioria dos smartphones e em outros dispositivos compatíveis.
Já chamou o Google Assistente hoje?Fonte: Google/Divulgação
Normalmente, eles são ligados por padrão, mas se você ainda não conseguiu usá-las devido a algum motivo, acompanhe as dicas abaixo.
Como ativar a Siri
Uma das assistentes de busca mais antigas, a Siri nasceu como um app para BlackBerry e Android, mas, após ser comprada pela Apple em 2010, tornou-se uma ferramenta exclusiva da Maçã.
Estreou no iPhone 4S em 2011 e, desde então, é conhecida por ser uma assistente virtual bem-humorada, podendo realizar tarefas como abrir apps, identificar músicas, ativar alarmes, enviar mensagens e muito mais.
Oi, Siri? Caso não haja resposta, verifique se ela está ativada no menu "Ajustes".Fonte: Apple/Divulgação
Por padrão, ela vem ativada nos dispositivos da Apple (iPhone, iPad, Apple TV, Mac etc.), bastando dizer a frase “E aí, Siri”, seguida da solicitação desejada. Se quiser conferir a temperatura do dia, por exemplo, fale: “E aí Siri, como está o tempo hoje?”
No iPhone X e modelos posteriores, a ativação da Siri também pode ser feita pressionando-se o botão lateral e falando de que você necessita. Dependendo do modelo do celular ou do dispositivo, pode ser necessário ainda apertar o botão "Início" ou o botão do comando de voz encontrado em sistemas multimídia de carros e no controle da Apple TV.
Como ativar o Google Assistente
Lançado em 2016, o assistente de voz da Google é uma evolução do antigo Google Now e pode ser usado em smartphones Android, no iPhone, em smart TVs, tablets e PCs. A ferramenta permite realizar pesquisas, agendar eventos, descobrir restaurantes, executar faixas musicais e muitas outras tarefas.
Ele é ativado por padrão nos celulares com o sistema operacional da Google, bastando segurar o botão "Home" e dizer “Ok, Google”. Na sequência, o dispositivo mostrará na tela a mensagem “Olá, como posso ajudar?”, indicando que o assistente está pronto para ser usado. Alguns modelos, como o LG K40S, trazem um botão dedicado à ferramenta.
Ícone "Explorar" em destaque, para configurar o assistente da Google.Fonte: André Dias/Reprodução
Mas se por algum motivo o aparelho não estiver com o Google Assistente ativado, siga as dicas abaixo para ligá-lo:
- toque e segure o botão Home;
- pressione o ícone “Explorar”, no canto inferior direito;
- toque na sua foto de perfil, no canto superior direito, vá em “Configurações” e depois em “Assistente”;
- pressione “Assistente” e selecione o seu aparelho em “Dispositivos com o Assistente”;
- ative o Google Assistente e a detecção “Ok, Google”, tendo a opção de gravar a sua voz;
- segure o botão Home e diga “Ok, Google”.
Já para usar o Google Assistente no iPhone é necessário instalar o app da ferramenta no celular e adicionar um atalho para ele nas configurações da Siri.
Como ativar a Alexa
Cada vez mais personalizada, a assistente virtual da Amazon também tem conquistado um papel de destaque no mercado com a sua capacidade de realizar inúmeras tarefas, desde pesquisar informações a pedir um Uber, passando por acender a luz, travar portas e ligar o ar-condicionado em uma casa inteligente.
Nos dispositivos da Amazon, como os gadgets da linha Echo, é só dizer “Alexa” e o que você deseja fazer para ativá-la (“Alexa, acorde-me às 7h da manhã”, por exemplo, para acionar o alarme).
A Alexa desempenha inúmeras funções.Fonte: App Store/Reprodução
Já para usá-la no celular ou tablet, você deve baixar o app Alexa, que funciona no Android e no iOS, para ativá-la a partir do próprio aplicativo. Ela também está no streaming de música da Amazon, permitindo utilizar a plataforma sem tocar na tela do dispositivo.