A Apple começou a implementar um novo recurso no Apple Maps, o serviço de geolocalização e navegação do seu ecossistema. Trata-se de um mecanismo para que o usuário avise a plataforma — e, com isso, outros motoristas próximos — sobre certos perigos na pista.
Com isso, você pode avisar a respeito de acidentes, radares de velocidade e perigos gerais na rua (como objetos jogados na pista, por exemplo). Essa é uma das funções mais tradicionais de outros aplicativos do setor, como o Waze e o Google Maps.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como funciona
É possível gerar o aviso por toques na tela ou usando comandos de voz da Siri. Se usuários o suficiente reportarem o mesmo incidente, ele será confirmado e enviado em forma de notificação para motoristas que estiverem passando pela região.
A notificação enviada para quando um acidente é reportado por um usuário.Fonte: The Verge
Os ícones são bem parecidos com os do Google Maps, mas as opções são mais limitadas — o item "Hazard" é bastante genérico e não indica exatamente o que está acontecendo, por exemplo. O recurso por enquanto está em fase de testes apenas nos Estados Unidos.
A interface da nova função no CarPlay.Fonte: MacRumors
Segundo os sites The Verge e MacRumors, a novidade está presente por enquanto apenas para alguns grupos de usuários da versão Beta do iOS 14.5. É possível utilizar o recurso também a partir da interface CarPlay.
Categorias