Há mais de um ano, usuários bilíngues do Android Auto relatam problemas no recurso de leitura de notificações. O software para carros está trocando os idiomas e lendo as mensagens de forma confusa – e a “solução” encontrada pela própria Google é ainda mais confusa.
Os motoristas explicam que o Google Assistente parece estar tentando ler as mensagens recebidas no idioma secundário do celular. Contudo, ele interpreta o texto com base no idioma principal do sistema.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Android Auto oferece diversos recursos aos usuários, como a leitura de mensagens.Fonte: Android World/Reprodução
No fórum sobre o Android Auto na plataforma da Google consta mais de 900 comentários sobre o problema. Com registros a partir de 2019, há uma grande coleção de histórias bem curiosas sobre o erro na leitura das notificações.
Um motorista da França, por exemplo, com aparelho em configurado primariamente na língua francesa, diz que o assistente está lendo as mensagens em inglês – mesmo com o conteúdo escrito em francês. Então, o resultado é um grande conjunto de palavras sem sentido.
Muitos usuários contam que desistiram de usar o recurso do software automotivo por conta dos constantes erros de idiomas. Assim, eles aguardavam por uma atualização da Google que corrija o problema.
Em seu site, a Google aponta o problema do Android Auto como “resolvido”.Fonte: The Next Web/Reprodução
Uma Solução Confusa
Mas de um ano após a falha ser inicialmente reportada, a Google apresentou uma "solução" bem confusa para o problema em questão. Simplesmente, é recomendado que os usuários apaguem o segundo idioma do celular ou dispositivo móvel conectado ao veículo.
Ao apagar a segunda língua do aparelho, isso significa que o Google Assistente não poderá mais usar aquele idioma, reduzindo sua funcionalidade significativamente. No entanto, a ação impede que ele leia frases ou expressões comuns de determinados idiomas que não podem ser traduzidas.
Para a surpresa dos usuários, a Google marcou a questão como “resolvida” na lista de problemas conhecidos do Android Auto. Aparentemente, ao invés de corrigir o erro, a companhia ignorou o fato de quase metade da população mundial ser bilíngue. Parece que a Google realmente não se importa mais com o Android Auto.
Fontes
Categorias