Quando Panos Panay, hoje o grande maestro de hardware da Microsoft, assumiu a liderança do Windows Client no ano passado, os especialistas apostaram que, pela sua experiência como criador da linha Surface e chefe da divisão de hardware do Xbox, a empresa estaria seriamente implicada em um projeto de redesign do Windows 10, com grandes mudanças em 2021.
Como chegamos rapidamente a 2021, a tão anunciada atualização da interface do usuário para o Windows 10 começa a dar seus primeiros sinais com uma nova documentação, publicada pela Microsoft na plataforma GitHub, de novos designs previstos para os apps disponíveis na loja.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As novas propostas de design da Microsoft
A documentação publicada revela mudanças que podem chegar brevemente para ListView (controles de exibição em lista), GridView (exibição de dados em forma de tabela), novos ícones para o menu Iniciar e novas interfaces para a linguagem XAML, criada pela Microsoft em 2008 para desenvolver interfaces de programas para o Windows
Fonte: Microsoft/ReproduçãoFonte: Microsoft
As inconsistências de design são “heranças” que a Microsoft está disposta a deixar para trás. O novo design propõe suavizar a aparência da chave seletora, controles deslizantes e controles de classificação. Para resolver o problema serão implementados cantos arredondados.
Fonte: Microsoft/ReproduçãoFonte: Microsoft
De qualquer forma, é bom ter em mente que essas ideias de design ainda são apenas propostas e não se encontram sequer em estágio de testes, o que significa que podem ou não ser implementadas pela Microsoft. Porém, a promessa, feita na documentação publicada, é de um visual mais limpo e que “irá parecer familiar ao Windows”. Vamos aguardar.
Fontes
Categorias