Se a mudança no layout do Facebook fez muita gente ranger os dentes pela impossibilidade de se voltar ao modelo antigo, quem odiou os novos ícones da Google pode festejar: tem como restaurar os antigos, pelo menos no Chrome.
Quem usa o navegador da Google ou ainda o Microsoft Edge (a solução para Firefox está a caminho) pode baixar a extensão Restore old Google icons para ter os ícones antigos de volta. Depois de instalar o recurso, recarregue as páginas com os serviços da Google e respire aliviado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Pior ou melhor?
As mudanças nos aplicativos Google (agora reunidos no Google Workplace, que substituiu o G Suite) não foi consenso nem entre usuários, nem entre designers. A mudança foi provocada principalmente pela visibilidade que outras plataformas ganharam durante a pandemia – novatos como Zoom, Slack, Asana e até mesmo o Teams da Microsoft.
O pai dos novos ícones é Javier Soltero, ex-Microsoft que trocou de casa no ano passado para supervisionar uma reformulação tanto nas linhas de produtividade como na comunicação da Google – o resultado de seu trabalho desembocou no Google Workspace e seus novos ícones multicoloridos.
Usuários no Twitter foram os primeiros a reclamar da semelhança entre os ícones. O repórter do site Ars Technica Ron Amadeo sugeriu, em sua conta no Twitter, uma solução simples para restaurar os ícones no celular Android: os do Android 6 Marshmallow. "Cada ícone aqui é uma melhoria em relação aos ícones atuais. Precisamos retroceder."
This is the Android 6 Marshmallow app drawer.
— Ron Amadeo (@RonAmadeo) October 27, 2020
Every single icon here is an improvement over the current icon. We need to go back. pic.twitter.com/2ynnUcJTby
A indignação foi bem resumida pelo usuário Killed by Google.
O ex-designer principal do Twitter Josh Brewer também odiou a mudança: “Os novos ícones carecem de diferenciação a ponto de agora eu ter que prestar mais atenção para ter certeza de que estou acessando o aplicativo que acho que estou ", diz ele, acrescentando que as mudanças jogam fora anos de fidelidade à marca.
E vem mais por aí:
Google (b. 1998)
— Killed by Google ?? (@killedbygoogle) November 5, 2020
"Wallet," 2020
Pixels on a screen somewhere.
Another fucking disaster-of-an-icon to represent the artist's payment products. pic.twitter.com/rtbQaQtUEt
Categorias