Depois de testar o recurso de videochamada com um grupo seleto de usuários, o Tinder começou a disponibilizar a ferramenta para todos gratuitamente a partir desta terça-feira (27), oferecendo uma nova opção para paquerar.
Intitulada “Face to Face” (ou “Cara a cara”, em tradução livre), a novidade surge como uma alternativa para o namoro durante a pandemia do novo coronavírus. Como permite conversar por vídeo com um parceiro em potencial, os usuários não precisam se encontrar pessoalmente, mantendo o distanciamento recomendado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo o app de namoro, a função possui algumas restrições, como forma de minimizar certos riscos para os usuários. Uma delas é que a chamada de vídeo só pode ser ativada se ambas as pessoas concordarem e após seguirem um conjunto de regras básicas. Caso apenas um dos interessados clique no ícone do vídeo, o outro não receberá a notificação.
O vídeo só funciona se as duas pessoas concordarem com a sua utilização.Fonte: BBC/Reprodução
Além disso, a videochamada do Tinder pode ser desativada a qualquer momento pelos participantes da conversa. E após o término da ligação, os usuários serão convidados a dar uma opinião sobre a ferramenta, tendo a possibilidade de informar à empresa se algo os incomodou durante a utilização do recurso, como uma ocorrência de assédio, por exemplo.
Novidade disponível no Brasil
Os usuários brasileiros da plataforma de namoro online estão entre os que já podem ter acesso à função, disponibilizada por meio de atualização do app — ela está sendo lançada gradualmente.
A novidade também chega aos utilizadores do serviço de paquera nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Austrália, Chile, Peru, Coreia do Sul, Tailândia, Vietnã, Taiwan e Indonésia.
Para facilitar a utilização, o Tinder deu algumas sugestões, como conversar com o pretendente por texto antes de usar o vídeo e ser flexível em relação aos horários das ligações. A companhia também aconselha ter um fundo atrativo para a videoconferência, como uma estante que mostre os seus interesses.