A Google começou a atualizar o app do Gmail para Android com o novo ícone do serviço de e-mail, apresentado oficialmente no início de outubro, juntamente com os emblemas renovados de outras ferramentas disponíveis no Google Workspace (antigo G Suite). A novidade está sendo disponibilizada para alguns usuários desde o último sábado (17).
De acordo com o Android Police, o novo ícone do Gmail aparece na versão 2020.10.04 do app na Play Store. Ao efetuar o download, o atual logotipo do serviço, que consiste em um envelope vermelho e branco, é substituído por uma letra “M” colorida — além do vermelho, ela traz os tons azul, verde e amarelo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como mostram os prints da publicação (veja abaixo), o emblema renovado do e-mail da Google aparece no menu de apps e também na barra de notificações, ganhando as mesmas modificações estéticas adotadas em outros serviços oferecidos pela gigante de Mountain View.
A nova identidade visual aparece nos menus de apps e na barra de notificação.Fonte: Android Police/Reprodução
O Gmail é a segunda ferramenta a fazer a transição para esta nova identidade visual da companhia, que reforça o uso das cores da Google em seus apps. Há alguns dias, o Google Drive foi o primeiro serviço a receber a novidade, que também chegará ao Docs, Meet e Agenda.
Quando estará disponível para todos?
Ainda não se sabe quando o novo ícone do Gmail estará disponível para todos os usuários de forma oficial, já que ele está sendo implementado lentamente na loja do Android. Mas quem quiser, pode acelerar o processo, enquanto a versão oficial não chega à Google Play Store.
Basta baixar o apk Gmail 2020.10.04.337159408.Release, disponível no site APK Mirror, e fazer a instalação, lembrando que ele é compatível com o Android 6.0 e versões posteriores.
Neste caso, é preciso ativar, antes, a função "Instalar apps desconhecidos" no menu de configurações do Android, que libera a instalação de programas fora da loja oficial.
Fontes