A Microsoft está promovendo as versões gratuitas e online de alguns aplicativos da plataforma Office em computadores com o Windows 10 e o navegador Microsoft Edge em sua versão mais recente, que roda a partir do motor Chromium.
Usuários que não são assinantes de planos do Microsoft 365 ou não possuem os programas instalados notaram o surgimento de ícones do Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook no Menu Iniciar — sem qualquer aviso por parte da companhia ou pedido de permissão para a instalação.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O recurso foi adotado a partir do Microsoft Edge por ser um PWA (Progressive Web Apps), aplicativos online carregados diretamente ou com base em um browser, e exige qualquer conta da Microsoft para login. O recurso existe no navegador desde 2019, mas só agora parece operar com o pacote Office, Por enquanto, apenas usuários selecionados do programa Windows Insiders receberam a novidade, mas ela deve chegar para mais regiões e grupos em breve.
Ícones do Office instalados sem autorização apareceram para alguns usuários.Fonte: Windows Latest
A medida foi recebida de forma controversa: há quem elogie a Microsoft por promover o próprio ecossistema, mas alguns usuários não curtiram o comportamento sorrateiro da empresa em relação aos próprios produtos, sendo que ela já foi criticada anteriormente por tentar forçar a instalação e padronização do Edge como navegador principal.
Fontes
Categorias