A Google liberou um patch de correção que deve minimizar os impactos causados pela última atualização do ChromeOS, na qual um serviço ligado à Play Store elevava o uso da CPU a 100%, gerando superaquecimento em Chromebooks, além de gasto excessivo de bateria.
O problema passou a ocorrer a partir da versão 85.0.4183.108 do ChromeOS, causado pelo “com.android.vending:download_service” associado à Play Store e usado para baixar atualizações de outros apps.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Usuários que conseguiram identificar o serviço problemático tinham a opção de pará-lo ou desabilitar a Play Store em segundo plano. Isso fazia o uso da CPU voltar ao normal, mas também poderia impedir a atualização dos softwares instalados. Outra forma de tentar resolver o problema momentaneamente seria reverter a versão mais recente da loja de apps móveis para a que veio instalada por padrão.
Serviço problemático associado à Play Store fazia CPU atingir 100% de utilização no sistema da Google.Fonte: Bleeping Computer/Reprodução
Patch de correção é provisório
A Google informou que o patch de correção é temporário e visa minimizar os problemas gerados pelo bug, que, a princípio, afetou somente modelos de Chromebooks da Asus, Samsung e Acer.
Posteriormente, a companhia vai lançar uma atualização completa para substituir o update bugado do ChromeOS.
Fontes