A Maratona UNICEF Samsung é uma iniciativa que reúne professores, estudantes, programadores e designers na busca de soluções criativas que contribuam para o processo de aprendizagem de estudantes de escolas públicas no Brasil.
A segunda edição do certame teve a sua cerimônia de encerramento em 24 de agosto e apresentou, entre os finalistas, 19 aplicativos direcionados para temáticas sociais e inclusivos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A edição deste ano teve um desafio a mais a ser superado: o isolamento social. Os times mantiveram o comprometimento e o foco, porém com reuniões remotas. Confiram, a seguir, os seis apps que podem ser utilizados como reforço nas disciplinas estudadas em sala de aula.
Fonte: Samsung/ReproduçãoFonte: Samsung
Biolingue5 (SC) – 1º ano do Ensino Médio
Compartilha informações sobre Biologia e História para alunos ouvintes e surdos do 1º ano do Ensino Médio. No jogo, um agente de saúde une forças com ONU e UNICEF para combater epidemias. O jogo pode ser baixado aqui.
Developers Pantaneiros (MS) – 1º ano do Ensino Médio
No game, o personagem é desafiado a identificar a formação de fenômenos como fusão, condensação e evaporação, para ajudar na irrigação da colheita da cidade. O jogo está disponível aqui.
IFarmNET (RJ) – 3º ano do Ensino Médio
O objetivo desse jogo é gerenciar um projeto de agricultura sustentável com áreas limitadas, com o cuidado para manter os ecossistemas. Baixe o jogo clicando aqui.
OCAVIVA (AM) – 1º ano do Ensino Médio
O jogo simula um corpo humano formado por órgãos que são estruturas sociais (escolas, famílias), além de cidades que apresentarão problemas a serem solucionados. O jogo pode ser baixado aqui.
Os Conselheiros (BA) – 1º ano do Ensino Médio
O jogo se chama Ágora e os jogadores, os Conselheiros, gerenciam uma cidade, resolvendo coletivamente situações-problema apresentadas pela comunidade. Baixe o jogo aqui.
Prisma (PR) – 1º ano do Ensino Médio
O jogo apresenta missões determinadas por um “mestre”, abordando um problema social, histórico ou geográfico para ser resolvido. Prisma pode ser baixado aqui.
Fontes