Nesta segunda-feira (21), a Google divulgou um relatório inédito sobre os impactos econômico e social do Android no Brasil. De acordo com o estudo realizado pela consultoria Bain & Company, o sistema operacional móvel foi um dos responsáveis por aumentar o acesso da população à internet.
Confira os dez pontos mais importantes da pesquisa, que indicam como o Android impactou a vida dos brasileiros.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
1. Democratizou o acesso à internet
O Brasil está entre os cinco maiores mercados do Android no mundo: 9 em cada 10 cidadãos usam smartphones com esse SO. Nos últimos 5 anos, 24 milhões de brasileiros começaram a se conectar por meio de um dispositivo Android.
2. Popularizou o uso de smartphones
De acordo com o estudo, 80% das pessoas das classes D e E pagam menos de R$ 1.000 por um smartphone. Atualmente, cerca de 50 milhões de dispositivos são vendidos por ano no Brasil, o que indica que 1 a cada 4 brasileiros comprou um smartphone novo no último ano.
3. Gerou receita equivalente a 2% do PIB brasileiro
O ecossistema da Google contribuiu para a geração de R$ 136 bilhões em receita nas empresas diretamente envolvidas com o Android no Brasil e associadas às indústrias de hardware, software e conectividade.
4. Fomentou 630 mil empregos no país
Cerca de 630 mil empregos estão ligados à plataforma Android, o que equivale a aproximadamente 35% dos trabalhadores na indústria de tecnologia e telecomunicações.
5. Ajudou na transformação digital no período de pandemia
Cerca de 70% dos consumidores aumentaram o tempo de uso de smartphones durante a pandemia. Pela primeira vez, 46% da população digital do país assistiu a uma transmissão ao vivo pelo celular.
6. Difundiu a profissão de desenvolvedor no país
Cerca de 45% dos desenvolvedores brasileiros atuam na área há menos de 2 anos. O estudo mostrou que 50% dos profissionais do setor não têm curso superior.
7. Gerou acesso a serviços públicos
Entre os donos de smartphones, 57% utilizam serviços públicos por meio dos dispositivos. Carteira de trabalho, CNH e CPF já podem ser consultados de forma digital via smartphone, por exemplo.
8. Popularizou o mobile banking
Cerca de 44% dos consumidores tiveram sua primeira experiência bancária online durante a pandemia; 72% dessas transações foram realizadas por meio de um smartphone.
9. Facilitou o acesso a fotos e vídeos
Aproximadamente 89% dos usuários utilizam smartphone para tirar fotos. A facilidade de uso, os recursos avançados e a possibilidade de salvar as imagens diretamente na nuvem ajudaram a popularizar esse hábito.
10. Ampliou acesso a serviços de streaming
Cerca de 35% dos usuários de smartphone contratam serviços de streaming, sendo que o gasto mensal, em média, é de R$ 45 por pessoa.