Hoje (25), foi disponibilizada a nova versão estável do Google Chrome. Atualização foi lançada para redução do uso da CPU nos dispositivos em que estiver instalada e otimização do consumo de memória RAM em smartphones com o sistema operacional do robô, o Android. Confira as principais novidades trazidas pelo Chrome 85.
Abas em segundo plano
A partir de agora, o Google Chrome executará em segundo plano abas que não estiverem sendo utilizadas no momento. Assim, elas não exigirão tanto desempenho, promete a empresa.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Versão 64-bits para Android
O navegador da gigante de buscas para dispositivos Android foi atualizado para a versão de 64-bits – o que permitirá um melhor aproveitamento da memória RAM dos aparelhos, ainda que limitado àqueles que carregam o Android 10.
Versão 64-bits chegou para Android 10.Fonte: Reprodução
URLs completos logo serão ocultados por padrão
Há algum tempo não vemos o "https://www." antes dos sites visitados. Dando continuidade à "limpeza visual", o Chrome 85 ocultará tudo o que vier depois de ".com" e afins – sendo que os planos da companhia são deixar tudo cada vez mais enxuto.
Legacy Browser Support integrado
Administradores de TI que precisem acionar o Internet Explorer para aplicativos mais antigos escritos para o navegador aposentado e sites de intranet poderão contar com a funcionalidade do add-on Legacy Browser Support (LBS) integrada.
Caixas de upload aprimoradas
Nesta atualização, ao arrastar e soltar um arquivo fora de caixas de upload, ele não encerra a página atual, mas abre uma nova aba. Caso se deseje, realmente, abrir o arquivo, é possível soltá-lo diretamente na barra de abas.
Empresa promete otimização de recursos.Fonte: Reprodução
Funcionalidades para desenvolvedores
Além das novidades citadas, foram inseridas diversas mudanças voltadas a desenvolvedores. Grande parte delas pode ser conferida nos blogs (Chromium e Developers) da empresa. Ainda assim, veja as principais:
- Buscar upload de streaming: páginas podem começar a enviar dados enquanto ainda geram conteúdo. Isso melhora o desempenho e o uso de memória.
- Suporte do Windows para getInstalledRelatedApps (): os sites podem identificar a presença de seu aplicativo nativo correspondente instalado no Windows.
- Portais: permite que uma página mostre outra como uma inserção para uma navegação contínua.
- Atalhos de aplicativos: adicionados ao Chrome 84 para Android, os atalhos de aplicativos agora também estão disponíveis em desktops.
Lembrando que, caso você utilize o Google Chrome, atualizá-lo é importante para que a sua segurança na internet seja reforçada.
Fontes
Categorias