A versão 7.0.0 Beta do Telegram para Android recebeu, recentemente, o recurso de chamadas de vídeo. Além do suporte, a nova versão do mensageiro traz adaptações para o Android 11, como suporte às "bolhas" de atalho da interface.
O recurso foi descoberto pelo usuário Alessandro Paluzzi, que encontrou a função no menu comum, em uma versão do Android que não seja Beta e sem precisar acessar o menu de debug do aplicativo. Em seguida, descobriu que a Beta do aplicativo também já trazia a função no macOS.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O recurso vem habilitado por padrão, como relatou Paluzzi no Twitter. Para iniciar uma videochamada pelo aplicativo, o usuário precisa tocar no botão de três pontos (no canto superior direito) e, em seguida, escolher entre uma chamada comum ou por vídeo. Para funcionar, atualmente, é preciso que ambos os usuários estejam usando a versão Beta.
Screenshots da função de videochamadas no Telegram Beta (7.0.0).Fonte: Alessandro Paluzzi/Reprodução
A novidade vem sendo prometida desde o começo do ano e entrou em fase Beta para usuários de iPhone em junho. O Telegram, oficialmente, ainda não anunciou o recurso, mas uma atualização para o aplicativo principal deverá ser disponibilizada nas próximas semanas.
Outra novidade da nova versão Beta do Telegram é o suporte às bolhas de notificação e mensagens do Android 11. Elas funcionam como atalhos rápidos para interagir com aplicativos sem precisar abri-los de fato. O recurso vem sendo testado desde o último mês na versão 6.3.0 do app.
Fontes