A Microsoft está introduzindo um novo recurso ao Windows 10, que permite aos usuários controlar os dados de diagnóstico que são coletados pelo sistema, e usados para resolver problemas, aprimorar e criar novos recursos, além de lançar novas atualizações.
Antes, as opções para a coleta desses dados eram muito limitadas, o que poderia impedir que o usuário contribuísse com o recurso como um todo, caso optasse pelo compartilhamento básico. Agora, o usuário poderá saber o que exatamente está sendo coletado, e poderá escolher quais dados serão enviados para a Microsoft. Novas opções ainda dão controle sobre a exportação de dados, assim como sua exclusão.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Atualmente, o compartilhamento de dados de diagnóstico possui apenas duas opções. (Fonte: Captura de tela/Reprodução)Fonte: Captura de tela
Para usuários corporativos, por enquanto
A Microsoft está lançando o recurso, inicialmente, apenas para usuários corporativos. Os dados serão armazenados na plataforma em nuvem da companhia, o Azure, e poderão ser gerenciados por administradores de sistemas.
A companhia afirmou que o novo recurso de compartilhamento de dados de diagnóstico será útil para o aprimoramento de vários recursos do Windows, incluindo o desenvolvimento de melhores drivers para dispositivos.
Escândalo com venda de dados
O novo recurso está sendo lançado justamente após a Microsoft ter sido acusada de vender os dados de seus clientes (usuários do Office 365) para grandes empresas de tecnologia, principalmente o Facebook.
A acusação rendeu um processo coletivo que está em andamento na justiça americana.
Fontes
Categorias