A Google quer impedir filtros que mudam a aparência de rostos com a nova atualização de API da câmera no Android 11. A versão Camera API Behavior v.7.5.4 certifica que o hardware e a API do software de câmera não mudem rostos humanos antes e durante as capturas no app nativo.
Dispositivos com Android 11 “devem assegurar que a aparência do rosto não está alterada, isso não se limitando apenas a geometria facial, cor ou suavização da pele”. Flagrada pelo site SlashGear, a regra ainda não está em vigor na Camera API, mas deve ser inserida em breve.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ao que parece, a Google está tentando dificultar o caminho para fabricação de fotografias. Casos como o jornalista falso feito com deepfake demonstram como a inteligência artificial está atingindo qualidade perigosa. Ter a liberdade de modificar rostos no momento da captura facilitam a criação de pessoas falsas que podem acabar sendo usadas para perfis falsos em redes sociais, golpes e mais.
After editing @MaxWinebach's review of the Vivo X50 Pro, I realized I didn't mention an interesting change in Google's Android 11 Compatibility Definition Document.
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) July 16, 2020
Google is proposing a new line in Section 7.5.4 - Camera API Behavior.https://t.co/vWp8zgqRJ5
Essa mudança deve impactar diretamente em celulares que habilitam “embelezamento facial” por padrão no software de câmera. Esses filtros de embelezamento normalmente suavizam a pele e minimizam imperfeições, portanto, vão contra às novas diretrizes da atualização da API.
Contudo, eles podem contornar as normas impostas pela Google se não estiverem trabalhando em conjunto com a companhia para utilizar o Android 11. Huawei, por exemplo, que trabalha com a versão open-source do sistema, poderá seguir com seus filtros de câmera sem maiores problemas.
Além disso, a API da câmera não afeta edições feitas após a captura. Softwares de edição de fotografia — tanto no desktop, quanto no celular — ainda serão capazes de modificar rostos humanos da forma que desejarem. Portanto, as fotos não serão protegidas desse tipo de alteração.
Se você for um desenvolvedor e estiver interessado em entender as regras da API, confira direto do site da Google. Além de ser uma grande mudança, é importante adaptar apps em desenvolvimento para o Android 11 neste Beta 2, considerando que a Google garante que não haverá mais mudanças até o lançamento.
Fontes
Categorias