A Mozilla anunciou hoje (15) o lançamento do seu novo serviço de rede virtual privada (VPN), que chega primeiro para os dispositivos com Windows e Android, sendo comercializado inicialmente em seis países.
Projetada para tornar a navegação na web mais privada, a VPN da Mozilla estava em testes há cerca de um ano, com o codinome VPN Firefox Private Network. Segundo a empresa, ela também garante maior velocidade, além da segurança, graças à sua estrutura mais enxuta, baseada em 4 mil linhas de código do protocolo WireGuard, o que representa menos de um terço da estrutura usada pela maioria dos outros serviços.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ainda de acordo com a desenvolvedora do Firefox, o novo serviço não armazena, não rastreia nem compartilha nenhum registro das atividades de rede dos usuários, garantindo a total privacidade dos dados. As informações são criptografadas em todos os apps e sites, nos dispositivos em que a VPN está instalada.
O assinante da rede virtual privada da Mozilla pode usar a ferramenta em até cinco dispositivos.Fonte: Mozilla/Reprodução
Outro detalhe mencionado pela companhia é que ela levou em conta o feedback dado pelos usuários durante o período de testes do produto, disponibilizado para clientes dos Estados Unidos. Dessa forma, pôde identificar com mais facilidade as prioridades deles.
Quanto custa?
Para usar a Mozilla VPN, é necessário pagar uma taxa mensal de US$ 4,99, o equivalente a R$ 26,59, pela cotação do dia, em conversão direta. A assinatura dá direito a utilizar a rede virtual privada em até cinco dispositivos.
Neste primeiro momento, a Mozilla VPN está disponível para usuários dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Nova Zelândia, Malásia e Cingapura.
As versões para Mac e Linux devem ser lançadas em breve, assim como para iOS, que ainda está em beta. A Mozilla informou também que tem planos de oferecer o produto em outros países, mas não definiu um prazo para isso acontecer.