O aplicativo de testes de desempenho em dispositivos AnTuTu foi sinalizado pela plataforma de segurança do Android como uma ameaça à segurança.
Segundo o site Xataka, o serviço Google Play Protect sinaliza que o benchmark é na verdade um spyware, capaz de espionar e coletar dados dos usuários, utilizando as informações para rastrear quem faz o download do serviço.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Análises de ferramentas de segurança não detectam nenhuma ameaça no AnTuTu, mas as permissões solicitadas para a realização dos testes de fato são exageradas: você concede acesso para ele visualizar apps baixados, lista de contatos, hábitos de uso do aparelho e cookies do navegador.
O aviso de bloqueio do app no Android.Fonte: Xataka
O bloqueio acontece direto no APK do programa, que é baixado pelo site oficial do AnTuTu. A única forma aparente de burlar o aviso é instalar uma versão mais antiga do aplicativo.
Guerra antiga
Vale lembrar que, desde março deste ano, o AnTuTu foi removido da Google Play Store por supostas ligações com a Cheetah Mobile, empresa de software que foi banida da loja digital por violar as políticas da plataforma. A companhia é uma das principais investidoras na plataforma de benchmarks.
O AnTuTu é um dos benchmarks mobile mais respeitados do mercado — o ranking mensal com os smartphones mais potentes que estão no mercado é sempre bastante esperado.
Fontes
Categorias