Na segunda-feira (22), a Apple anunciou o iOS 14 durante WWDC 2020, evento anual para desenvolvedores, fãs e interessados em novidades da marca. Entretanto, nem tudo exibido na prévia é de fato inédito. Exemplo disso é esta lista de nove recursos existentes no Android que vão integrar o SO móvel da companhia de Cupertino.
Em troca, a Google poderia também adaptar algumas das soluções mais recentes da Maçã em atualizações futuras. Veja 5 delas a seguir.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Navegação entre blocos de coleções e fixação de widgets
Fixação de widget na home simplifica o acesso a apps mais usados.Fonte: Apple/Divulgação
Embora o Android tenha opções de organização e customização de apps com iniciadores, o iOS 14 trará a vantagem de alternar entre diferentes blocos de bibliotecas apenas com ato de deslizar o dedo. Além disso, a atualização permitirá a fixação de widgets em destaque na tela inicial — o que simplificaria o acesso a ferramentas mais usadas em determinados períodos.
Biblioteca de apps
Biblioteca de apps do iOS 14 seria útil no Android.Fonte: Apple/Divulgação
O Android já conta com a exibição antecipada de apps mais usados em gavetas, contudo ainda não permite a categorização desses recursos em widgets por tema ou funcionalidade — como é o caso de serviços pré-instalados da Google ou de outras fabricantes em interfaces customizadas.
App de troca de mensagens
"Messages" tem mais recursos para bate-papo entre dispositivos da Apple.Fonte: Apple/Divulgação
O sistema de troca de mensagens do Android é, em grande parte, lembrado para recebimento de SMS de operadoras e ativação de segurança em serviços digitais. No iOS, o Messages é uma solução mais completa para comunicação entre usuários de dispositivos da Apple.
Na atualização, ele permitirá o acompanhamento de bate-papos, com fixação de conversas e menções a membros, por exemplo. Logo, todo o conceito em torno do app, inclusive em seu conjunto de recursos, poderia ser também útil no SO da gigante de Mountain View.
App Clip Codes
App Clip Code exibe recursos rápidos sem a necessidade de abrir um app completamente.Fonte: Apple/Divulgação
Essa novidade do iOS 14 garantirá a visualização de apps em formato de prévias na área inferior da tela. No geral, eles serão ativados de diferentes modos: pela aproximação ou por outros apps, facilitando compras, pedidos, reservas e pagamentos via Apple Pay.
A ideia poderia ser adotada no Android como parte do Instant Apps, por exemplo, o qual libera o acesso a ferramentas sem a necessidade de instalá-las.
Dados de privacidade
Exibição de dados de privacidade aparecem organizados em uma interface limpa.Fonte: Apple/Divulgação
O Android indica alguns dados utilizados por desenvolvedores, porém isso não é sempre feito detalhadamente. Por sua vez, o iOS 14 mostra aos usuários o que é rastreado via apps de modo organizado e limpo.