A Volkswagen lançou no fim de abril o VW Play, central multimídia que estreia no Nivus, lançamento global que entra em pré-venda no Brasil no fim de junho. A plataforma inova na experiência de usabilidade e entretenimento que oferece ao usuário. Seu desenvolvimento, feito inteiramente pela equipe brasileira, foi pensada inicialmente no consumidor da América do Sul. Em breve o modelo com tecnologia brasileira será disponibilizado para outros países.
Em entrevista exclusiva ao TecMundo, o gerente de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Volkswagen do Brasil e líder do projeto VW Play, Matheus Arantes, explica que o projeto durou cerca de três anos e envolveu mais de 50 profissionais de Design, Engenharia, Qualidade, Tecnologia de hardware e software, Modelação, Mecânica, Protótipo, Manufatura, Compras, Planejamento de Projetos, User Experience unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo/SP, e América Latina, além de centenas de fornecedores e parceiros da América do Norte, Europa e Ásia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“Isso possibilitou que no Brasil fosse gerada uma tecnologia de ponta a nível global”, afirma. Com relação ao custo, Arantes explica que o projeto faz parte de um plano de investimentos da Volkswagen no Brasil de R$ 7 bilhões.
Nivus é lançado com a plataforma VW Play no BrasilFonte: VWNews
Características
A VW Play poderá ser vista nos lançamentos da Volks em 2020. Uma tela tátil de 10 polegadas em alta definição é a aposta para oferecer mais argumentos de venda para os novos modelos da montadora. A interface promete ser intuitiva e de fácil operação do motorista e passageiro.
O software conta com um sistema de armazenamento interno de 10 GB para salvar mídias e aplicativos (espaço suficiente para armazenar 25 aplicativos do tamanho do Waze, por exemplo). O Nivus será o primeiro carro do mundo com o Manual Cognitivo integrado ao veículo, abandonando a versão impressa tradicional. O app Meu Volkswagen vai “conversar” com o painel digital para que o usuário encontre respostas para dúvidas do veículo de forma rápida e prática.
Menu intuitivo traz facilidade para usuárioFonte: Primeira Marcha
Os aplicativos podem ser atualizados pelo VW Play Apps, loja de aplicativos da Volkswagen. O objetivo é que novos apps sejam disponibilizados conforme a demanda dos usuários, mantendo o ambiente sempre atual.
Se a preocupação for com a privacidade de dados, o "Modo Vallet" resolve a demanda. Para ativar a função basta clicar no ícone correspondente para que o sistema só se torne disponível quando uma senha de quatro dígitos for inserida. É possível também programar a função para quando a porta do motorista for aberta, por exemplo.
De acordo com o gerente de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Volkswagen do Brasil e líder do projeto VW Play, a Volkswagen decidiu desenvolver a nova plataforma de infotainment no Brasil devido à crescente demanda por tecnologia embarcada. “O contato com nossos clientes mostra que a demanda por tecnologia é o fator mais crescente na decisão de compra de um veículo uma vez que as pessoas hoje têm no seu cotidiano através dos smartphones acesso a serviços e conveniências e esperam a mesma experiência digital e conectada nos seus veículos”.
Tecnologia
Loja VW Play Apps permite baixar novos aplicativosFonte: QuatroRodas
De acordo com Arantes, o VW Play combina diferentes tecnologias para gerar uma experiência intuitiva e segura para o usuário. “O sistema utiliza uma arquitetura projetada para entregar segurança, performance e experiência intuitiva. Esta arquitetura utiliza diferentes tecnologias para atender a necessidade de cada parte do sistema”.
Ele explica que as camadas intermediárias fazem uso de um kernel Linux, seguro e rápido. A camada mais alta, que cuida de recursos como Media Player, Tuner, USB e também da interface com o usuário, foram construídas sobre uma plataforma híbrida. O ambiente da VW Play Apps inclui o Android AOSP.
O engenheiro ressalta que todos os apps precisam respeitar regras de distração, de conteúdo, e precisam ser validados e testados pela Volkswagen antes de serem liberados na VW Play Apps.
Fontes
Categorias