Um atalho para a Siri pode ativar a câmera frontal do seu iPhone em um caso de emergência, como quando você é agredido sem esperar, ou mesmo quando é abordado por um policial. O recurso foi criado em 2018, pelo desenvolvedor Robert Petersen, e voltou à tona recentemente, devido aos abusos policiais flagrados em meio aos protestos contra o racismo, nos Estados Unidos.
A princípio, o recurso funciona em inglês, quando o usuário diz “Hey, Siri, I'm being pulled over", algo como “Ei, Siri, estou sendo abordado (encostado)”, em português. A partir daí, a assistente digital escurece a tela do iPhone, pausa a música (se estiver tocando) e inicia a gravação de vídeo com a câmera frontal do dispositivo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Além disso, ainda é possível enviar a sua localização e uma cópia do vídeo para um contato pré-configurado, e também para a nuvem. Essas ações extras necessitam de confirmação do usuário.
Fonte: Apple App Store/ReproduçãoFonte: App Store
Alguns usuários acreditam que o recurso poderá ser útil para capturar eventuais abusos praticados pelos policiais que estiverem atuando nos protestos contra o racismo, que têm ocorrido em várias cidades americanas. Petersen, inclusive, tem atualizado o recurso desde o assassinato de George Floyd, no dia 25 de maio.
Como configurar seu iPhone
O Shortcuts é gratuito e pode ser baixado pela App Store, mas necessita de alguns passos adicionais.
Para fazer o comando funcionar, siga as seguintes etapas:
- Baixe o Shortcuts na loja da Apple;
- Acesse esse link no iPhone, usando o Safari (não funciona com outros navegadores);
- Agora, vá em “Configurações” > “Atalhos” > “Permitir atalhos não confiáveis”.
No momento, não há um recurso parecido para o Android.
Fontes