O novo Android 11, que ainda está em fase Beta e prévia para desenvolvedores, tem recebido uma série de novidades. Os menus de compartilhamento foram melhorados, bem como ganharam controles rápidos, mas o principal destaque é em relação à segurança e privacidade dos usuários, que foram expandidas na nova versão novo sistema.
Ainda no Android 10, a Google já tinha aumentado as possibilidades de permissões que podem ser concedidas aos aplicativos. Assim, usuários conseguem escolher se um aplicativo pode consultar a localização o tempo todo, somente durante o uso dele ou uma única vez.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Instagram, que é um dos aplicativos mais populares do mundo, solicita essas permissões para ativar todas as suas funcionalidades:
Wi-Fi;
SMS;
telefone e contatos;
fotos, mídias, arquivos e armazenamento;
câmera;
microfone;
localização e outros.
Novo Android 11 traz novas permissões de uso de componentes para aplicativos.Fonte: Wellington Arruda/TecMundo
No caso do Android 11, a Google expande essa opção para câmera e microfone. Assim, o usuário consegue selecionar quais aplicativos poderão acessar os componentes e como e quando fazer isso.
A medida, que vem para dar mais garantias de privacidade, também pode ser usada como arma contra malwares. Especificamente em casos de spywares, em que o usuário pode ter localização, áudio e vídeo monitorados sem que saiba, a atualização do Android promete tornar os dispositivos mais seguros.
Na prática, existem usuários que colam fita preta ou usam acessórios para cobrir a câmera e o microfone de notebooks e outros gadgets. Em alguns casos, como nos MacBooks e no iPad Pro 2020, há uma trava que impede o uso dos componentes quando os dispositivos não estão em atividade.
Fontes
Categorias