A Google retirou o app “Remove China Apps”, que foi desenvolvido na Índia, e tinha o propósito de procurar por aplicativos de origem chinesa em dispositivos móveis e solicitar aos usuários que eles fossem desinstalados. O app indiano ganhou popularidade nos EUA nas últimas semanas e chegou a ser instalado em cinco milhões de aparelhos.
Provavelmente, a Google baniu o Remove China Apps devido à questão política que motivou a criação do software. O nome do aplicativo deixa isso claro, além da explicação contida no site da desenvolvedora, que afirmava que o app foi feito para apoiar o posicionamento do primeiro-ministro indiano, sobre as relações internacionais do atual governo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Há também uma política na Play Store, que diz que um aplicativo não pode incentivar o usuário a remover ou desabilitar outros apps de terceiros.
Fonte: OneTouch Apps/DivulgaçãoFonte: OneTouch Apps
Desavenças entre Índia e China
Recentemente, as relações entre Índia e China não estão em seus melhores dias. Soldados dos dois países travaram uma disputa em uma região dos Himalaias. O conflito não envolveu armas de fogo, mas serviu para deixar os ânimos entre as duas nações ainda mais exaltados.
A crise do novo coronavírus impactou profundamente a economia da Índia, o que levou o primeiro-ministro do país a boicotar produtos estrangeiros para amenizar as perdas financeiras. A medida deve afetar diretamente a China, já que os dois países são grandes parceiros comerciais.
Parece que a Índia se aproximou dos EUA e começou a culpar a China pela pandemia da covid-19, e, consequentemente, pela crise econômica causada pela disseminação da doença. A criação do Remove China Apps parece ter seguindo essa onda, já que, aparentemente, celebridades indianas teriam publicado fotos removendo apps chineses de seus aparelhos, como o TikTok.
Contradição...
O fato mais absurdo de toda essa história, é que os smartphones fabricados na China são extremamente populares na Índia. Companhias como Xiaomi e Huawei "fazem a festa" por lá. Entre os cinco aparelhos mais vendidos no país, quatro são chineses.
Fontes