De acordo com o Money Control, o WhatsApp Payments (Pagamentos) será, finalmente, lançado na Índia no final deste mês de maio. A plataforma de pagamentos do app móvel entrou em testes em fevereiro de 2018 naquele país. De lá para cá, o Facebook, empresa dona do mensageiro, fez melhorias na plataforma para garantir a segurança e estabilidade nas transações.
Na Índia, o WhatsApp Pagamentos será lançado em cooperação com quatro bancos locais: o ICICI Bank, o Axis Bank, o HDFC Bank e o State Bank of India. O serviço tem como base uma plataforma de pagamentos digital (UPI, na sigla em inglês), que é apoiada pelo governo federal.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fonte: Freepik/ReproduçãoFonte: Freepik
O State Bank of India só entrará na parceria mais adiante. Da mesma forma, outros bancos serão suportados aos poucos, para evitar que a plataforma fique sobrecarregada com a alta demanda de transações. Essa tática evita quedas no serviço, assim como investimentos desnecessários, pois a infraestrutura pode ser expandida de acordo com a adoção.
Os pagamentos via WhatsApp fazem parte dos serviços digitais que visam facilitar o dia a dia dos usuários. O app é um dos mais usados no mundo, e deve funcionar, inclusive, como serviço de inclusão digital, devido à sua popularidade. Será ainda mais útil se não tiver limite mínimo de valor para transferências.
Em tempos de pandemia da covid-19, quando o uso de dinheiro vivo é desaconselhável, uma plataforma de transações digitais acessível a praticamente qualquer cidadão não deverá enfrentar obstáculos para se consolidar.
Fontes