O Ubuntu 20.04 LTS Focal Fossa foi lançado oficialmente no último dia 23. Nesta quarta-feira (29), a distribuição Linux já está recebendo sua primeira atualização de kernel para corrigir uma falha de segurança (CVE-2020-11884), que foi descoberta pelo especialista em segurança digital, Al Viro, no kernel Linux para sistemas s390x.
A princípio, o kernel Linux falhou ao executar atualizações da tabela de páginas para seções do kernel que usam um modo de endereço secundário. O bug poderia permitir que um invasor travasse um sistema vulnerável, causando uma negação de serviço ou executando código arbitrário (como se fosse o usuário root).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fonte: 9To5Linux/ReproduçãoFonte: 9To5Linux
Para tornar o sistema seguro novamente, basta realizar a atualização dos pacotes do kernel, cuja versão mais recente é a linux-image 5.4.0.28.33.
Como atualizar?
Para fazer uma atualização completa do sistema, você pode abrir o terminal e digitar o comando “sudo apt update && sudo apt full-upgrade”, sem as aspas. Esse comando vai atualizar todos pacotes que tiverem novas versões disponíveis.
Após instalar a nova versão do kernel, talvez seja necessário recompilar e reinstalar os módulos de kernel de terceiros que você possa ter no sistema, a menos que você tenha desinstalado manualmente os metapacotes do kernel padrão genérico, linux-virtual ou linux-powerpc.
Se você estiver usando kerneis padrão em versões do Ubuntu anteriores ao Focal Fossa, também é recomendado realizar um upgrade dos pacotes, já que essa falha de segurança não é exclusiva da nova versão do sistema.
Fontes