As ações tomadas pelo WhatsApp para reduzir o envio em massa de conteúdos pelo aplicativo está funcionando. Segundo o próprio Facebook, que é dono da plataforma, o envio de "mensagens encaminhadas em massa" caiu em 70% após a introdução de novas medidas contra spam e desinformação.
Desde o começo de abril deste ano, mensagens tidas como conteúdos já muitas vezes encaminhados só podem ser compartilhadas para uma conversa por vez — sejam grupos inteiros ou contatos individuais. Esse tipo de recado é identificado de forma automática pela empresa quando ele é replicado muitas vezes ao longo do dia, mas foram criados por outras pessoas. Vale lembrar que, como a criptografia do WhatsApp é de ponta a ponta, a companhia não tem acesso ao conteúdo desses textos, mas é capaz de identificar padrões e estruturas.
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"A mudança ajuda a manter o WhatsApp como um lugar para conversas pessoais e privadas. O WhatsApp está comprometido em fazer a sua parte para combater mensagens virais", diz um porta-voz da empresa ao site TechCrunch.
Processo contínuo
A medida foi tomada principalmente por causa da pandemia do novo coronavírus, que gerou uma série de notícias falsas, promessas de curas sem embasamento científico e teorias da conspiração sobre a doença.
Inicialmente, entretanto, o limite de encaminhamentos começou a ser implementado de forma menos intensa ainda em 2018, durante períodos de eleições na Índia e no Brasil. O limite anterior no país permitia o encaminhamento de mensagens de terceiros a cinco grupos por vez.
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