O Nubank é o aplicativo do segmento de finanças mais utilizado pelos brasileiros, de acordo com um relatório desenvolvido pela App Annie em parceria com a empresa de marketing Liftoff. Chamado de Mobile Finance Apps 2020, o estudo traz um panorama de uso de plataformas financeiras populares no mundo.
Segundo o levantamento, o aplicativo do cartão de crédito roxo lidera no Brasil e supera serviços como o app do FGTS, desenvolvido pelo governo, e a plataforma de pagamentos PicPay. O ranking também inclui a versão móvel do Internet Banking da Caixa e o Mercado Pago.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fonte: App Annie
Além de ser o aplicativo financeiro mais utilizado no Brasil, o Nubank também se destacou pelo crescimento durante o ano passado. A plataforma ficou em nono lugar entre os apps financeiros mais baixados do mundo. Isso aconteceu graças a um aumento de 50% no volume de downloads do serviço, que agora também está disponível no México.
Crescimento no Brasil
De acordo com o relatório, os brasileiros estão cada vez mais familiarizados com aplicativos que lidam com dinheiro e a oferta por soluções nesse setor é grande por aqui. O estudo aponta que o Brasil é o terceiro país do mundo com mais apps financeiros, perdendo apenas para China e Índia. Além disso, o uso das plataformas cresceu em 35% durante as últimas semanas, graças ao isolamento social causado pela pandemia do coronavírus.
Um detalhe interessante é que o país se tornou alvo de fintechs, empresas que atuam no segmento financeiro e focam em soluções digitais e com poucas taxas. Além de o Nubank ser líder em downloads por aqui, apenas um dos quatro maiores bancos tradicionais do país aparecem entre os cinco apps financeiros mais utilizados no Brasil.
As fintechs estão roubando o espaço dos bancos tradicionaisFonte: App Annie
Vale destacar, porém, que esse comportamento do mercado não é exclusividade do Brasil. Globalmente, os apps das 10 maiores fintechs registraram um crescimento de 20% no número de usuários, enquanto as plataformas móveis dos maiores bancos tradicionais subiram 15%, segundo o relatório.
Graças a maior oferta de soluções no setor, o índice de uso das plataformas bancárias e financeiras também cresceu mundialmente. Ao todo, os aplicativos do tipo foram acessados 1 trilhão de vezes durante o ano passado, o dobro do número registrado em 2017.