Máquinas virtuais são úteis para todo tipo de finalidade, incluindo testes absurdos e quase sem sentido. O flagrante mais recente vem do site Tom’s Hardware, que flagrou o usuário Sakura NØri (@0xN0ri), do Twitter, fazendo o Windows 10 rodar em uma máquina virtual com apenas 192 MB de RAM.
Para isso, o usuário utilizou a versão de 32bit do sistema e o software VirtualBox, da Oracle. O interessante é que a recomendação mínima de RAM para o Windows 10 32bit é de 1 GB. Sendo assim, NØri conseguiu fazer o sistema rodar com cinco vezes menos RAM que o recomendável pela Microsoft.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo o usuário, a máquina usada era um laptop Dell Inspiron 3670, com o Arch Linux como sistema principal.
It works! https://t.co/6wotLMV8Yt pic.twitter.com/zyNQqtlVMI
— Sakura NØri ?? (@0xN0ri) April 2, 2020
Usabilidade quase zero
NØri conseguiu dar boot no Windows 10 rodando sobre 192 MB de RAM, mas conseguir usar o sistema é outra história.
Basicamente, só foi possível abrir o Gerenciador de Tarefas e o Explorador de Arquivos. Com essa quantidade de RAM, até mesmo serviços básicos do sistema podem ser desabilitados, talvez até de forma forçada, a fim de que o sistema se torne usável.
É claro que esse cenário de uso jamais poderia ser considerado ideal, mesmo para usuários extremamente básicos. Qualquer atividade nessa máquina deve ser executada com lentidão fora do normal.
Para conseguir dar boot com o sistema nessas condições, NØri configurou o arquivo de paginação com 2,8 GB. Infelizmente, ele não informou se conseguiu abrir o navegador e acessar a internet, mas podemos supor que não.
Fontes
Categorias