Nesta quinta-feira (02), a Canonical liberou a primeira versão Beta do Ubuntu 20.04 LTS. Daqui até a chegada da versão final do sistema não deve haver muitas mudanças, uma vez que ela está planejada para ser lançada no dia 23 de abril.
O Ubuntu 20.04 codinome “Focal Fossa” é uma versão Long-term Support (LTS), o que significa que o sistema receberá atualizações de segurança e correções de bugs por cinco anos, ou seja, até 2025.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ubuntu 20.04 Focal Fossa: novidades
Novo papel de parede. (Fonte: OMGUbuntu/Reprodução)Fonte: OMGUbuntu
A primeira e mais óbvia das novidades fica por conta do novo papel de parede, que traz uma imagem de uma fossa, mascote do sistema (nesta versão). A fossa é o maior mamífero da ilha de Madagascar.
Além de ser uma versão LTS para usuários domésticos, o Ubuntu 20.04 pode funcionar como uma versão “extended maintenance release” (ESM), para clientes corporativos. Sistemas ESM têm suporte estendido por até 10 anos.
Outra mudança visual desta versão é em relação ao tema Yaru, que foi remodelado e apresenta o roxo como cor de destaque. Além dos modos padrão e claro, agora há um modo escuro disponível.
Novo tema do Yaru. (Fonte: OMGUbuntu/Reprodução)Fonte: OMGUbuntu
O botão da Amazon continua de fora, já que foi removido em versões anteriores do SO. A loja de apps passou a usar pacotes Snap. Já a calculadora, que vinha gerando reclamações pela abertura lenta, foi reescrita para ficar mais rápida.
O novo Ubuntu também traz todas as novidades do GNOME 3.36, como novas telas de bloqueio e login, aprimoramentos de performance e um menu de status com uma opção de “Suspender” visível.
Veja a lista com as maiores mudanças do Ubuntu 20.04:
- GNOME 3.36
- Linux Kernel 5.4
- Logo do fabricante na tela de boot
- Suporte melhorado para pacotes ZFS
- Novo papel de parede
- ISO do sistema mais compacta
- Thunderbird com extensão Lightning integrada
- GDM com suporte para vários monitores
- Modo Feral Game
- GNOME Shell com desempenho aprimorado
Antes da versão final, há uma versão quase finalizada, que será lançada no dia 16 de abril.
Por enquanto, se você quiser testar a versão Beta do sistema, clique aqui e baixe a ISO de 64bit.