O navegador Microsoft Edge, que pode ser considerando um "sucessor espiritual" do Internet Explorer para sistemas mais modernos, agora é o segundo navegador mais popular do mundo em desktops e notebooks. A informação é do Netmarketshare, que lançou nesta quinta-feira (2) o relatório desse segmento do mercado para março de 2020.
Depois de anos na terceira posição, ele ultrapassou o Mozilla Firefox por muito pouco e deve deixar essa disputa ainda mais acirrada ao longo do ano. O fato de ele agora ser baseado no Chromium provavelmente é o grande responsável por essa guinada do navegador, já que muitos usuários devem ter ficado curiosos para experimentar essa versão do programa.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O ranking dos principais navegadores de março de 2020.Fonte: Netmarketshare
Em meses anteriores, essa retomada do Edge já havia sido notada, com ele "roubando" usuários dos demais concorrentes. Entretanto, o Google Chrome segue disparado como o mais popular, posto que ocupa desde 2016 quando deixou para trás o já decadente IE.
Top 10
Para março de 2020, o mercado de navegadores em desktop e notebooks está organizado da seguinte maneira:
- Chrome - 68,50%
- Edge - 7,59%
- Firefox - 7,19%
- Internet Explorer - 5,87%
- Safari - 3,62%
- QQ - 2,41%
- Sogou Explorer - 1,88%
- Opera - 1,14%
- Yandex - 1,01%
- UC Browser - 0,42%
Entretanto, apenas nos próximos meses será possível saber se a base de usuários será mantida ou se muita gente apenas baixou o Edge por curiosidade e, em seguida, voltou ao seu navegador favorito.
Fontes
Categorias