O WhatsApp está testando um novo recurso que é bastante aguardado por parte da comunidade. Trata-se da função de permitir que você utilize uma mesma conta logada ao mesmo tempo em vários dispositivos. A novidade foi inserida pela primeira vez na versão 2.20.110 de quem faz parte do programa de testes Beta do mensageiro. Rumores anteriores já indicavam que a ferramenta traria a novidade em algum momento.
Segundo o site WABetaInfo, a função é bastante simples de ser ativada e permite a você utilizar o mesmo perfil do WhatsApp simultaneamente em um celular e um tablet, por exemplo — algo bastante útil para quem usa o app para contatos comerciais ou está sem bateria em um dos dispositivos, por exemplo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Vale lembrar que isso não é o mesmo que logar via WhatsApp Web no navegador, por exemplo, já que esse recurso é apenas uma "emulação" da tela do mensageiro. No caso em desenvolvimento, trata-se de uma mesma conta ativada no aplicativo, assim como já permite o rival Telegram. A forma de login deve envolver o número de telefone cadastrado e uma mensagem de confirmação.
Pode demorar
A novidade identificada no Beta é uma mensagem no topo de uma nova conversa iniciada. Lá, há uma mensagem que avisa a você se um novo dispositivo foi adicionado ou removido da lista de aparelhos autorizados e logados. Esse tipo de aviso é necessário porque gera mudanças nas chaves de criptografia da plataforma — e já havia sido identificado há alguns dias no código do aplicativo.
Testing ??
— WABetaInfo (@WABetaInfo) March 24, 2020
When someone adds a new device in his WhatsApp account, you will be notified because encryption keys change.
Available in future for iOS and Android! pic.twitter.com/WqrM6cRHWW
Segundo o WABetaInfo, a função ainda "está em desenvolvimento", mas é tida como prioridade pela equipe. Ainda assim, ela deve levar alguns meses para ficar pronta e ser lançada no mensageiro estável — mais ou menos como aconteceu com o Modo Escuro no aplicativo.
Fontes