O aplicativo Google Podcasts, principal solução da gigante da web para o crescente mercado de programas em áudio, recebeu uma grande atualização. Além disso, a plataforma também chegou ao iOS, garantindo mais concorrência para a solução nativa da Apple.
Enquanto a versão anterior do Google Podcasts trazia elementos básicos para os usuários ouvirem seus podcasts favoritos, a nova edição do app é mais focada na descoberta de novos conteúdos. Agora, a plataforma é dividida em três partes: Página Inicial, Explorar e Atividades.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Nova interface do Google PodcastsFonte: Tech Crunch
A Página Inicial traz um feed com novos episódios e também os podcasts que são seguidos pelo usuário. Já a aba Explorar conta com sugestões trazidas com base nos gostos do usuário, além de programas selecionados pela curadoria da Google. Por fim, a seção Atividade engloba todo o comportamento do usuário no aplicativo, incluindo um amplo histórico de episódios ouvidos.
A novidade deve impulsionar a solução da Google no mercado de podcasts, principalmente no Android. O aplicativo foi lançado pela companhia em 2018, mas acabou perdendo espaço para concorrentes como Spotify por causa de sua simplicidade.
Além da dificuldade de emplacar no Android, a tendência é que o app também sofra para conquistar público no iOS. Afinal, a solução própria do sistema operacional domina o crescente mercado de podcasts, que deve render US$ 1 bilhão até 2021 nos Estados Unidos. Segundo um estudo da plataforma Anchor publicado em 2018, o Apple Podcasts era o local em que 52% de todos os ouvintes da mídia consumiam seus programas favoritos.
O Google Podcasts já pode ser baixado na App Store por dispositivos iOS. A nova interface do app será liberada durante os próximos dias para todos os usuários da edição para Android. Vale lembrar que o serviço também pode ser utilizado em sua versão web direto no navegador.
Fontes