A Google anunciou que dispositivos Android habilitados em seu programa Proteção Avançada terão acesso limitado a apps de fora da Play Store. A notícia veio através de um blogpost oficial de Roman Kirillov, gerente de engenharia, segurança e privacidade do SO, ao explicar que o antivírus Play Protect será automaticamente ativado para impedir o download de arquivos APK de fonte desconhecida.
Entretanto, Kirillov destacou que, caso um software desse tipo tenha sido baixado antes da mudança, ele continuará em operação e liberado para atualizações, mas só removido manualmente. Além disso, será possível instalar apps externos por meio de lojas das fabricantes de celulares e tablets ou via Android Debug Bridge (adb).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O gerente ressaltou que a decisão é uma forma de oferecer aos usuários mais segurança por meio de “testes rigorosos”, realizados antes de algo ser submetido à Play Store. Também aproveitou a ocasião para revelar que medidas de proteção serão estendidas ao Chrome ao longo deste ano.
Por fim, o texto advertiu que membros do Proteção Avançada não poderão desativar o Google Play Protect, e isso será possível somente a partir do cancelamento da inscrição no programa. Demais informações a esse respeito já podem ser consultadas em português aqui.
Fontes
Categorias