Mais um celular da Motorola está recebendo o Android 10. Desta vez, a companhia começou a liberar o sistema operacional para o Moto Z4, intermediário premium que chegou ao mercado na primeira metade do ano passado.
A fabricante não confirmou o lançamento do novo sistema operacional para o smartphone, mas diversos relatos no fórum Reddit mostram que usuários já estão recebendo a atualização mundialmente. Com isso em mente, a tendência é que o update chegue via over-the-air para todos os donos do celular dentro das próximas semanas. Para saber se você já foi contemplado, basta entrar nas configurações do Moto Z4 e buscar por atualizações.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Curiosamente, o pacote que traz o Android 10 para o Moto Z4 vem acompanhado dos updates de segurança do sistema operacional de janeiro, que já está defasado. Logo, pode ser que a versão atual da atualização seja apenas preeliminar e sirva para "testar as águas" antes do lançamento oficial do SO para o smartphone.
Seguindo os padrões da Motorola, o Android 10 liberado para o Moto Z4 é uma versão pura do sistema operacional, que não traz uma interface customizada e conta com poucos apps pré-instalados. Além de ser uma edição mais enxuta do SO, o update conta apenas com as novidades trazidas pela Google para o software, incluindo navegação com gestos aprimorada, um modo escuro mais abrangente e também um sistema de notificações com melhorias.
Nada de Android 11
Equipado com o processador Snapdragon 675, o Moto Z4 é um modelo intermediário premium da Motorola que possui câmera traseira de 48 MP, leitor de digitais na tela e suporte para módulos. O produto foi lançado no mercado em 2019 rodando o Android 9.0 Pie e a chegada do novo SO marca a primeira grande atualização de sistema para o celular.
Apesar de o padrão do mercado ser cada smartphone receber pelo menos duas versões do sistema da Google, a Motorola já confirmou que isso não acontecerá com o Moto Z4. No ano passado, a Lenovo, dona da marca, disse que oferecerá suporte de apenas 12 meses para atualizações de sistema operacional para modelos intermediários, mas garante que os celulares terão updates de segurança a cada 60 dias, durante dois anos.
Com isso em mente, a tendência é que o Moto Z4 "morra" com o Android 10, caso a fabricante não realize mudanças em seus planos.
Fontes
Categorias