Pelo menos 1 bilhão de celulares Android podem estar vulneráveis a invasões e malware, segundo um recente estudo feito pelo site Which?. É recomendado que usuários mantenham seus celulares sempre atualizados para evitar bugs e falhas de segurança. No entanto, essas atualizações deixaram de ser disponibilizadas pelas fabricantes em alguns casos.
Utilizando dados disponibilizados pela Google, o estudo descobriu que 2 a cada 5 celulares com esse sistema não estão mais sendo atualizados por suas fabricantes. Além disso, segundo dados coletados em maio do ano passado, 42,1% desses celulares utilizam o Android 6.0 ou versões anteriores.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para piorar a situação dos usuários, o último Boletim de Segurança produzido pela Google aponta que dispositivos mais antigos não possuem nenhum suporte de segurança. Dito isto, podemos citar a decisão da Samsung em não oferecer atualizações de software para celulares com mais de dois anos — não, você não leu errado, são apenas dois anos de suporte.
Os resultados deste estudo demonstram que as fabricantes estão tentando fazer com que os usuários adquiram novos dispositivos o quanto antes. O exemplo da Samsung é um claro reflexo disso, afinal seu período de suporte é consideravelmente curto. O que achou disso? Dê sua opinião nos comentários!